Página inicial > Notícias > Confira as ações do Campus no mês do Setembro Amarelo

Confira as ações do Campus no mês do Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 10h19 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 10h36

quartaO Setembro Amarelo é marcado por eventos e oportunidades de conscientização sobre a causa de morte de 800 mil pessoas por ano no mundo: o suicídio.

No Campus Muzambinho, de 21 até 28 de setembro, uma série de atividades foram realizadas pela Coordenação Geral de Atendimento ao Educando – CGAE.

O início das atividades deu-se com duas edições de uma roda de conversa interdisciplinar, intitulada “Cuidando de si - dicas para estabelecer um estilo de vida saudável”.

As rodas contaram com a participação do educador físico, Ricardo Avelino, da nutricionista, Tathiana Baldini e do psicólogo, Túlio Trevisan, com a mediação do enfermeiro Marcelo Lopes Pereira.

Segundo Túlio, a roda teve uma visão interdisciplinar, “os profissionais abordaram a importância de hábitos saudáveis para o cuidado da saúde física e mental, bem como as dificuldades comumente encontradas quando nos propomos a mudar nossos costumes.

Na terça-feira, dia 22, o tema abordado foi a causa principal da campanha: a prevenção do suicídio. O psicólogo Túlio Trevisan teve dois momentos com os estudantes, às 17h e às 19h, nos quais explanou sobre a dimensão desta questão de saúde pública, os fatores associados, os sinais de alerta e por fim, dicas de como podemos atuar na prevenção deste problema.

O terceiro dia de ações também contou com uma palestra do psicólogo Túlio Trevisan, que tratou do tema: felicidade.

O profissional trouxe resultados atualizados de pesquisas que indicam o que a ciência tem a nos ensinar sobre a felicidade. Segundo Túlio, na ocasião “foi abordada a importância de conceituar e compreender a felicidade, bem como os fatores diretamente relacionados a ela, para que possamos direcionar nossas escolhas e atitudes a fim de aumentar nosso bem estar”.

Na quinta-feira, a tradicional quinta cultural virtual – QCV do Campus, ganhou uma programação especial sobre o tema: A força da vida.

A QCV contou com diversas formas de manifestação artística de alunos e servidores que apresentaram músicas, danças, poesias, desenhos, mensagens e uma dramatização produzida pela CGAE.

Depois da Quinta Cultural, a programação da semana foi encerrada com a palestra “O equilíbrio no dia a dia - Refletindo sobre seu lifestyle”, ministrada pelo convidado Adolfo Carvalho, que abordou diversos aspectos que compõem o estilo de vida da pessoa e que precisam de atenção para serem cuidados e equilibrados.

Encerrando a campanha Setembro Amarelo de 2020 do Campus Muzambinho, tivemos a divulgação no dia 28 de uma edição especial do Podcast FalaMuz, abordando o tema, com a participação dos profissionais Túlio Trevisan e Afonso Antônio Machado, convidado especial do episódio. O podcast pode ser ouvido pelo link: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/falamuz/3154-3-podcast-falamuz-setembro-amarelo-uma-dose-de-esperanca

Para garantir ainda mais alcance às ações do Setembro Amarelo, durante todos esses dias a CGAE publicou nas redes sociais do Campus uma série de vídeos curtos criados por profissionais de saúde do setor. No dia 10, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o psicólogo Túlio gravou uma mensagem sobre esta data, seguido na semana seguinte pelo enfermeiro Marcelo com os sinais de alerta a que devemos nos atentar para prevenir a mortalidade por esta causa e, por fim, a assistente social Iandara Trevisan abordou a dimensão social do problema e a importância de políticas públicas para enfrentá-lo.

registrado em: