Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > I Ciclo de Seminários Temáticos: Residência Pedagógica, PIBID e Pró-Licenciaturas
Início do conteúdo da página
Palestras on-line

I Ciclo de Seminários Temáticos: Residência Pedagógica, PIBID e Pró-Licenciaturas

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 11h04 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 13h16

As Pró-reitorias de Ensino e de Extensão, por meio da coordenação dos Programas Residência Pedagógica e Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem o I Ciclo de Seminários Temáticos: Residência Pedagógica, PIBID e Pró-Licenciaturas, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento on-line marca o início oficial das atividades dos programas e ocorre nos dias 1º e 2 de outubro, com transmissão aberta ao público e ao vivo pelo Youtube e Google Meet. A organização espera, aproximadamente, mil participantes, entre estudantes e docentes do IFSULDEMINAS; professores das escolas de educação básica parceiras nos projetos; e, especialmente, discentes e servidores integrantes do PIBID, da Residência Pedagógica e licenciandos de todos os campi do Instituto.

No primero dia do evento, haverá duas palestras. A de abertura será proferida pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, que tratará das Licenciaturas no contexto atual, englobando as políticas públicas, a pandemia do novo Coronavírus e o ensino remoto. Na sequência, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, Luciano Mendes de Faria Filho, trará o tema Educação e contemporaneidade.

No segundo dia, as apresentações são específicas para o público dos programas institucionais Residência Pedagógica e Pibid e serão realizadas pelas coordenadoras dos programas, professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira (PIBID) e professora Sueli Machado Pereira de Oliveira (Residência Pedagógica).

Segundo a corrdenação, haverá a emissão de certificados de participação para aqueles que assistirem ao evento. Durante a transmissão, serão disponibilizados links para a emissão do documento.

Confira a programação completa e clique nas imagens abaixo para assistir às palestras.

1º dia: 01/10 - das 19h às 21h

1º marcelo e luciano

1º tempo

Tema: O que esperar das licenciaturas no contexto atual: políticas públicas, COVID-19 e ensino remoto

Convidado: Prof. Dr. Marcelo Bregagnoli – Reitor do IFSULDEMINAS

2º tempo

Tema: Educação e contemporaneidade: luto, memória e utopias

Convidado: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho – Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

2º dia: 02/10 - das 18h às 21h

2º isabel1º tempo - 18h às 19h30

Tema: PIBID – IFSULDEMINAS

Convidada: Profa. Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira – Professora do IFSULDEMINAS e Coordenadora Institucional do PIBID

 

 

 

 

3º sueli2º tempo - 19h às 21h

Tema: Projeto de Residência Pedagógica – IFSULDEMINAS

Convidada: Profa. Dra. Sueli Machado Pereira de Oliveira - Professora do IFSULDEMINAS e Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 30/09/2020
registrado em:
Fim do conteúdo da página