Página inicial > Notícias > Encontro de Biologia reuniu 605 participantes em palestras nacionais e internacionais

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 13h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 10h15

PHOTO 2020 10 27 12 37 11Foi realizado, entre os dias 19 e 23 de outubro, o VII Encontro de Biologia – edição internacional.

O evento, realizado totalmente on-line devido a pandemia da COVID – 19, reuniu cerca de 605 inscritos que participaram de palestras e minicursos ministrados via Stream Yard.

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico Vital Brazil. Segundo o Vice Presidente do C.A, Fábio Moda Magnoni, o fato do evento ser realizado online os trouxe desafios e alegrias. “Como o evento pode ser acessado da casa de cada um, o nosso público aumentou. Tivemos inscrição de estudantes dos mais variados lugares do país, tais como Maranhão, Manaus, Goiás, Recife  e, claro, dos estudantes do IFSULDEMINAS. Diante disso, um desafio nos foi imposto: encontrar uma plataforma que suportasse um público de 605 pessoas. Investimos financeiramente em uma plataforma chamada Stream Yard e, desta forma, conseguimos receber todos os participantes com qualidade e garantir um evento enriquecedor”.

Fábio ressaltou que a realização do evento de forma online foi importante para “garantir a divulgação da Ciência nos ambientes formais e informais de educação, uma vez que a pandemia impôs a todos uma limitação nesse sentido. Destaco ainda a importância de corroborar com uma tradição do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Muzambinho, que é realizar o evento anualmente”.

O Encontro

PHOTO 2020 10 19 13 34 25O evento contou com palestras ministradas por professores nacionais e internacionais com os temas “Ecologia pra quê?” ministrada pelo Dr. João Daniel Morel (UFLA);  “Montodea: um predator carismático” da palestrante Msc. Drielly Queiroga (USP); “As sequências didáticas investigativas no ensino de ciências”, do Dr. Marcelo Tadeu Motokane (USP); “Sequenciamento e anotação do genoma de insetos”, ministrada pelo professor Patrick Douglas de Souza dos Santos (USP); As múltiplas funções das cores dos animais”, pelo Dr. Rhainer Guillermo (UFSCar); “Trilhando o caminho científico”, menistrada pela PhD Taciani de Almeida Magalhães (Harvard); “Controle neural da respiração”, do Msc. Daniel Phelipe de Souza (USP); “Biologia e conservação de cetáceos”, pela professora Laura Ippolito de Moura (Instituto Mar); “A difícil tarefa de educar os já educados”, ministrada pelo Dr. César Augusto Alves da Silva (IFSULDEMINAS); “Neurogenética”, da Msc. Ana Carolina Martins (UFSC); “Apresentação do Instituto SENAI de Inovação, Biomassa e Microbiologia na Antártida”, do Dr. Tiago Rodrigues e Silva (ISI Biomassa); “Entre la ecología de ecossistemas e los servicios ecossitemicos”, da PhD Luz Piedad Romero Duque (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales – Colômbia); “Nuevos compuestos fenólicos aislados de P. eriopodon como inductores de muerte en células de cáncer humano”, do PhD Diego Ricardo Muños Cendales  (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales – Colômbia); e “Mastodontes da América do Sul”, da PhD Dimila Mothé Cordeiro dos Santos (UERJ). Além das palestras, foram ofertados diversos minicursos.

registrado em: