Página inicial > Notícias > Aluno e servidor do Campus Muzambinho apresentam trabalho no I Simpósio Fluminense de Zoologia

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 09h31 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 09h32

Foto 3Aluno e servidor do Campus Muzambinho apresentam trabalho de biodiversidade no I Simpósio Fluminense de Zoologia.

O evento ocorreu entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro de 2020, on-line e o trabalho apresentado está vinculado à pesquisa intitulada “Diversidade e ocorrência da anurofauna em área de Mata Atlântica no sul de Minas Gerais, Brasil” que é financiada pelo CNPq (Edital nº 84/2019) e apoiada pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados no simpósio que foi organizado pela Liga Acadêmica de Diversidade Animal da Universidade Federal Fluminense e abordou temas como Biotecnologia, Conservação Animal, Taxonomia, Filogenia e Evolução Animal.

Segundo os autores, "A referida pesquisa (que encontra-se em fase final) objetiva catalogar a biodiversidade de anuros em áreas de Mata Atlântica, correlacionando a organização das comunidades de sapos, pererecas e rãs com fatores ambientais. Deste modo, ao mesmo tempo em que a composição de espécies da área torna-se conhecida, dispõem-se importantes dados quanto à ecologia local, o que pode auxiliar tomadas de decisão e elaboração políticas de sustentabilidade. Os resultados iniciais da pesquisa foram apresentados no trabalho “Anurofauna em habitat ciliar sob domínio Atlântico” e apontam para uma comunidade de anuros representativa de Mata Atlântica (ainda que a área investigada esteja submetida a inúmeras ações humanas), inclusive, com espécies exigentes por habitats específicos, evidenciando o potencial destes ecossistemas para conservação de recursos naturais".

Outros detalhes desse trabalho podem ser acessados a partir dos Anais do evento, que estão disponíveis na AMAZON.COM.BR para acesso gratuito e leitura pelo amazonkindle ou podem ser acessados pelo endereço eletrônico https://ladauff.wixsite.com/anais

Esse trabalho compõe uma das linhas de pesquisa do professor Dr. Paulo O. Garcia, que, com apoio de agências de fomento como CNPq, FAPEMIG e o próprio IFSULDEMINAS, investiga o papel da heterogeneidade ambiental frente à organização das espécies em ecossistemas naturais e impactados, a fim de subsidiar políticas de uso sustentável dos recursos naturais, bem como orientar a preservação da biodiversidade. Desde 2015, o referido professor orientou trabalhos com outros grupos taxonômicos, como coleópteros, árvores, dentre outros, formando banco de dados que elucida o estado de conservação dos ecossistemas regionais, bem como suas vulnerabilidades.

registrado em: