Página inicial > Notícias > Parceria com prefeituras incentiva o ensino remoto na Educação Física Escolar

Parceria com prefeituras incentiva o ensino remoto na Educação Física Escolar

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 08h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 08h59

BANNER JORNALDurante a pandemia, com o isolamento social indicado pela Organização Mundial da Saúde, a solução foi a prática de atividades físicas com menos aglomerações. Mas e as aulas de Educação Física das escolas? Como trabalhar essa prática tão importante de forma remota?

Pensando nisso o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho estabeleceu uma parceria com as Prefeituras das cidades de Juruaia e Monte Belo para o desenvolvimento de projetos de ensino remoto na Educação Física Escolar utilizando o ciclismo como atividade principal.

O projeto “Pedalando na Educação Física Escolar: o percurso da escola para a sociedade” foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Educação Física) sob supervisão de Fagner José Passos, professor de Educação Física destes municípios, e coordenado pelo professor Arnaldo Sifuentes Leitão.

Em Juruaia, o projeto será aplicado nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas, com previsão de início nas próximas semanas. Em Monte Belo, o material está em análise de aplicação, com previsão de execução ainda no primeiro bimestre. A expectativa é que mais de 400 crianças participem do projeto.

Segundo o professor Arnaldo, "este projeto visa enfrentar o desafio de desenvolver um trabalho pedagógico consistente em tempos de pandemia, com suporte e acompanhamento das práticas pedagógicas em ambiente remoto, além de oportunizar a vivência do ciclismo na escola, tema pouco abordado nas aulas quando comparado com outros conteúdos".

As secretarias municipais também destacaram a importância de projetos educacionais para as escolas. De acordo com a Secretária de Educação de Juruaia, Beatriz Castro, "a proposta servirá tanto para o aprendizado quanto para uma vida saudável dos alunos"; já para Eluza Almeida, diretora de uma das escolas municipais de Monte Belo, "a parceria é bem-vinda e reflete o interesse e a qualidade de ensino na educação para as cidades".

PROJETO CICLISMO EQUIPEOs bolsistas Maria Eduarda Franco Silva, Isabela Lambardozzi Garcia, Miryan Isis Miranda, Alex Vitor de Assis, Luiz Felipe Silva, Iago Oliveira Garroni de Souza e o Professor Fagner farão a mediação das atividades propostas com as orientações de execução e avaliação.

Segundo a bolsista Isabela Garcia, “a ideia é oferecer a vivência com o ciclismo mesmo em tempos de pandemia, tratando-a didaticamente com questões importantes como: história do ciclismo, a relação com equipamentos de proteção, técnicas e benefícios, trânsito, mobilidade urbana, sustentabilidade e o paraciclismo. Esta será uma importante oportunidade de colocar o ciclismo em evidência e incentivar sua prática através da escola”.

Para esta abordagem de ensino foi elaborado um e-book com atividades de leitura, exercícios pedagógicos, atividades digitais e práticas pedagógicas interativas que visem tornar os conteúdos interessantes e significativos para os alunos. Este já está em processo de impressão para ser distribuído para todos os alunos. E a comunicação do projeto será realizada via grupos de mensagem instantânea e aulas online.

O professor Arnaldo ressalta que "é esperado com a experiência desenvolvida neste projeto, aperfeiçoar e contribuir com as aulas de educação física, com a possibilidade de novas parcerias para a construção de materiais didáticos digitais mais efetivos e significativos para as aprendizagens dos alunos, bem como, potencializar a pesquisa acadêmica sobre os temas ligados a Educação Física".

Para mais informações sobre estes e outros projetos desenvolvidos pela Educação Física no IFSULDEMINAS-Muzambinho acesse nosso site oficial (https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br) ou siga as redes sociais do curso:

registrado em: