Página inicial > Notícias > Egressa do Campus é aprovada em 1º lugar no Programa de Residência da UNESP

Egressa do Campus é aprovada em 1º lugar no Programa de Residência da UNESP

Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 09h03 | Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 11h04

DSC 0427A recém formada do nosso curso de Medicina Veterinária, Maria Laura Rocha Silva, já está dando os próximos passos de sua jornada com a aprovação, em 1º LUGAR, no Programa de Residência em Cirurgia de Pequenos Animais na Unesp Jaboticabal. Segundo o professor Edivaldo Aparecido Nunes Martins, um dos programas mais concorridos na área.

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde existe desde 2013, tem duração de dois anos com carga horária semanal de 60 horas, pelo qual o profissional de saúde residente receberá uma bolsa mensal. As horas na residência são divididas entre atividades teóricas e estratégias educacionais práticas e teorico-práticas junto a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores/Zoonoses e Atenção Básica à Saúde, no Município de Jaboticabal; atividades nas respectivas subáreas de especialização lotadas no Hospital Veterinário; e participação obrigatória em Campanhas ou mutirões (vacinação, educação em saúde, controle da dengue e outras arboviroses, entre outras).

Segundo Maria Laura, "com a orientação dos preceptores e demais profissionais que ali se encontram, serei capaz adquirir muito conhecimento e vivência prática na rotina cirúrgica veterinária. Me tornando uma boa cirurgiã que terá maiores possibilidades na mercado profissional e fará a diferença na vida dos animais".

Processo Seletivo

Para conseguir esse resultado, Maria Laura teve que passar por uma prova com questões de conhecimentos específicos e do SUS, participou da entrevista e depois da análise de currículo.

"O processo ocorre uma vez por ano na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Jaboticabal, onde é concedida uma vaga para a residência de clínica cirúrgica de pequenos animais. Assim, a primeira etapa é uma prova objetiva. Após isto, os alunos que tiraram mais de 50% da nota são convocados para uma entrevista e arguição de currículo. Nesse processo, havia apenas 1 vaga para o Brasil inteiro concorrer e quem obtivesse a maior nota final conseguia a vaga. O programa de residência em clínica cirúrgica da UNESP - jaboticabal é referência nacional, por propiciar todas as condições necessárias para pleno aprendizado do profissional".

Ainda segundo Maria Laura, a ciência sobre a necessidade e sobre seu desejo de entrar na residência surgiram durante a graduação do IFSULDEMINAS. "Durante a graduação, ao descobrir que queria ser cirurgiã de pequenos animais sabia da necessidade de fazer residência, já que o programa de residência oferta aos profissionais um acompanhamento e treinamento necessário para aptidão profissional, sendo guiado por preceptores de referência nacional e internacional que possuem vasta experiência prática na rotina cirúrgica veterinária".

Sua formação no Campus

Questionada sobre de que forma sua jornada no Campus Muzambinho a preparou para esse momento, a ex-aluna ressaltou que "a formação generalista do médico veterinário que o campus oferta foi essencial para minha conquista. O médico veterinário, ao se formar na graduação, necessita de um conhecimento geral sobre todas as áreas para que possa tratar o animal de forma integral. Essa visão proporcionou em minha vida um vasto conhecimento nas mais diversas áreas, o que culminou com um maior interesse na área de cirurgia e assim, os professores do campus sempre me incentivavam a aprimorar o conhecimento para tornar uma profissional renomada.

Maria Laura também destacou alguns professores que foram essenciais em sua graduação. "Para atingir esse objetivo passei por um longa jornada. O primeiro professor do Campus que me deu uma oportunidade de crescimento foi o professor Guilherme Oberlender, o qual me acompanhou durante os primeiros anos de graduação. Posteriormente, o professor Elói dos Santos Portugal me concedeu a honra de tê-lo como orientador em iniciações científicas. A professora Geórgia Modé Magalhães abriu meus horizontes para áreas mais afins da medicina veterinária e me ensinou a ser, sobretudo, uma profissional que busca melhorar a cada dia sem perder a essência de ser "humana". Por fim, surgiu o professor Paulo Vinícius Tertuliano Marinho, o qual com seu jeito único me fez apaixonar pela cirurgia de pequenos animais e embarcou comigo na jornada para a realização desse sonho, sempre me incentivando e apoiando em cada etapa. Ademais, durante minha trajetória todos os professores contribuíram para que esse sonho fosse realizado. Fossem com conselhos ou ensinamentos, eles sempre se prontificavam para ajudar todos os alunos diariamente, fazendo muito além do seu dever apenas de ensinar a teoria, mas aplicando na prática a essência de ser mestre".

registrado em: