Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho realiza Cerimônias On-line de Formatura de 09 cursos

Campus Muzambinho realiza Cerimônias On-line de Formatura de 09 cursos

Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 15h10 | Última atualização em Terça, 04 de Maio de 2021, 14h21

at 10.42.38Entre os dias 25 de março e 10 de abril de 2021, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - realizou as Cerimônias On-line de Formatura de 11 turmas de 09 Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Superiores. Ao todo, 274 formandos foram capacitados para ingresso no mercado de trabalho ou atuação acadêmica.

Desde que as atividades presenciais foram suspensas, em 2020, o IFSULDEMINAS adotou o sistema de colações de grau e certificações técnicas remotas, realizadas via Google Meet. A medida foi tomada para seguir os protocolos de saúde, evitando assim a propagação da COVID -19 e garantindo que os estudantes da Instituição pudessem receber suas titulações.

As Formaturas On-line realizadas foram dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Alimentos e Informática; dos Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade na modalidade subsequente e, por fim, dos Cursos Superiores de Bacharelado em Engenharia Agronômica, Tecnologia em Cafeicultura, Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas.

As cerimônias on-line foram transmitidas ao vivo pelo canal de YouTube do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e atingiram aproximadamente 5 mil e 500 visualizações, até o momento. A iniciativa proporcionou que familiares e amigos acompanhassem as solenidades.

at 11.53.00 7O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o Professor Renato Aparecido de Souza, destaca a importância em ter dado continuidade nas atividades letivas do Campus, as quais culminaram na formação de profissionais capacitados. “Foi emocionante perceber a gratidão e reconhecimento dos estudantes e familiares ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em uma cerimônia de formatura totalmente virtual. Quando todos os formandos abriam suas câmeras tínhamos um verdadeiro mosaico de sonhos. Sonhos que não foram postergados, quando todos se uniram em prol da continuidade remota de suas formações. Apesar de todas as adversidades e desafios que a pandemia causou, a sensação que experimentamos foi a de dever cumprido. Não tivemos a possibilidade de estarmos juntos presencialmente no último ano, mas a relação humana, mesmo virtualmente, pode ser demonstrada com discursos emocionantes que valorizaram e justificaram absolutamente todos os esforços que tivemos para chegar até aqui.”

O formando de Bacharelado em Ciência da Computação, Natanael Fabrício Dacioli Batista, demonstrou em seu discurso o respeito e gratidão que os formandos têm pelo Campus Muzambinho. Ele ainda falou sobre as inúmeras possibilidades de crescimento educacional que a instituição oferece. “Além de participar de eventos, cursos e competições, tivemos momentos agitados ajudando a fazê-los. Foram nesses momentos em que vimos como somos capazes de contribuir com os outros, fazer acontecer, mostrar nossas capacidades e ajudar nosso curso a crescer também.”

at 15.21.39

Durante a cerimônia do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, que ocorreu em 27 de março, o Reitor do IFSULDEMINAS - Professor Marcelo Bregagnoli, destacou que os alunos são o que a Instituição tem de mais importante e sua satisfação em ver profissionais competentes sendo formados. Abordou a felicidade do momento e o orgulho que os formandos devem ter em carregar o nome do IFSULDEMINAS. “É uma qualificação diferenciada, a partir da qual vocês poderão obter novas oportunidades.” O Reitor também compartilhou sobre a sua formação como Técnico em Agropecuária no Campus Muzambinho, bem como o início de sua carreira.

Ao longo das cerimônias, muitos foram os paraninfos que enfatizaram o quanto se aprende com os estudantes, demonstrando a relevância do envolvimento dos diversos atores no processo de ensino/aprendizado para, dessa forma, prosseguir com a construção do conhecimento. Entre os paraninfos, a professora Ariana Vieira Silva, evidenciou que “mesmo lutando todos os dias com as palavras, como professora, sou uma eterna aprendiz. Aliás, estamos sempre aprendendo [...] O conhecimento é algo que ninguém será capaz de tirar de vocês, então sejam questionadores e não se conformem facilmente com as situações.”

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - realizará ainda as Formaturas On-line dos Cursos Técnicos Subsequentes em Agropecuária e Informática e, também dos Cursos Superiores de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e de Licenciatura em Pedagogia.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: