Página inicial > Notícias > Aluna do curso Técnico em Alimentos conquista 1º lugar no vestibular da UFV

Aluna do curso Técnico em Alimentos conquista 1º lugar no vestibular da UFV

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 11h47 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 18h18

PHOTO 2021 04 16 10 06 44A egressa do nosso curso Técnico em Alimentos, Rafaela Silveira Viana, garantiu o 1º lugar no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Segundo Rafaela, sua formação no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho contribuiu muito com essa conquista “por meio da estrutura fornecida, dos professores dedicados a nos ensinar e das amizades que nunca me deixaram desistir dos meus sonhos (em especial minhas companheiras de moradia: Alessandra Vieira, Stefani Deoli, Estefany Silva, Mariani de Souza e Laís Salomão). Dessa maneira, a tão sonhada vaga na Universidade acabou chegando”.

Na escolha da sua carreira, Rafaela contou com o apoio da Psicóloga do Campus, Grasiane Cristina da Silva. Rafaela disse que “a escolha do curso superior foi algo que me acompanhou durante vários meses. Eu estava completamente perdida e não tinha a menor ideia de qual carreira seguir. Mas no ano de 2020, a Graciane, psicóloga do campus, promoveu uma oficina de Orientação Profissional. Foi por meio desse apoio da instituição que finalmente consegui entender que a minha verdadeira paixão é a área de alimentos, que esteve presente desde meu ingresso no Instituto, por meio do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio”.

Ela destacou que o apoio psicológico foi essencial também na etapa do vestibular e que sua estratégia foi se dedicar durante todo o período que estudou no instituto, até mesmo durante a pandemia com o estudo remoto. “A parte mais difícil do preparo para o vestibular foi a carga psicológica. Saber que o futuro bate à nossa porta e que a decisão é unicamente nossa, acaba deixando tudo meio nebuloso. Porém, sempre procurei estudar todas as matérias do ensino médio com afinco desde que entrei no Instituto, guardando resumos e exercícios. Assim, ao chegar no terceiro ano, recorri à esse recurso e aos professores, que sempre estiveram dispostos a nos ensinar e revisar as matérias dos anos anteriores, mesmo durante a atual crise sanitária que estamos enfrentando desde Março de 2020.

Rafaela disse ainda que está super animada para essa nova fase e que suas expectativas são grandes em relação a Universidade. “As minhas expectativas são bem altas, visto que a Universidade é uma das mais renomadas do país, principalmente na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Sinceramente, nunca achei que fosse ingressar na UFV, era algo que parecia ser muito longe da minha realidade. Porém, com o apoio dos meus amigos, familiares e professores, tive força para continuar lutando pelos meus ideais e chegar até aqui”.