Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do curso Técnico em Alimentos conquista 1º lugar no vestibular da UFV
Início do conteúdo da página

Aluna do curso Técnico em Alimentos conquista 1º lugar no vestibular da UFV

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 11h47 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 18h18

PHOTO 2021 04 16 10 06 44A egressa do nosso curso Técnico em Alimentos, Rafaela Silveira Viana, garantiu o 1º lugar no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Segundo Rafaela, sua formação no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho contribuiu muito com essa conquista “por meio da estrutura fornecida, dos professores dedicados a nos ensinar e das amizades que nunca me deixaram desistir dos meus sonhos (em especial minhas companheiras de moradia: Alessandra Vieira, Stefani Deoli, Estefany Silva, Mariani de Souza e Laís Salomão). Dessa maneira, a tão sonhada vaga na Universidade acabou chegando”.

Na escolha da sua carreira, Rafaela contou com o apoio da Psicóloga do Campus, Grasiane Cristina da Silva. Rafaela disse que “a escolha do curso superior foi algo que me acompanhou durante vários meses. Eu estava completamente perdida e não tinha a menor ideia de qual carreira seguir. Mas no ano de 2020, a Graciane, psicóloga do campus, promoveu uma oficina de Orientação Profissional. Foi por meio desse apoio da instituição que finalmente consegui entender que a minha verdadeira paixão é a área de alimentos, que esteve presente desde meu ingresso no Instituto, por meio do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio”.

Ela destacou que o apoio psicológico foi essencial também na etapa do vestibular e que sua estratégia foi se dedicar durante todo o período que estudou no instituto, até mesmo durante a pandemia com o estudo remoto. “A parte mais difícil do preparo para o vestibular foi a carga psicológica. Saber que o futuro bate à nossa porta e que a decisão é unicamente nossa, acaba deixando tudo meio nebuloso. Porém, sempre procurei estudar todas as matérias do ensino médio com afinco desde que entrei no Instituto, guardando resumos e exercícios. Assim, ao chegar no terceiro ano, recorri à esse recurso e aos professores, que sempre estiveram dispostos a nos ensinar e revisar as matérias dos anos anteriores, mesmo durante a atual crise sanitária que estamos enfrentando desde Março de 2020.

Rafaela disse ainda que está super animada para essa nova fase e que suas expectativas são grandes em relação a Universidade. “As minhas expectativas são bem altas, visto que a Universidade é uma das mais renomadas do país, principalmente na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Sinceramente, nunca achei que fosse ingressar na UFV, era algo que parecia ser muito longe da minha realidade. Porém, com o apoio dos meus amigos, familiares e professores, tive força para continuar lutando pelos meus ideais e chegar até aqui”.

Fim do conteúdo da página