Página inicial > Notícias > Aluna do curso Técnico em Informática conquista medalha de OURO na Olimpíada Nacional de Ciências

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 09h25 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 09h36

PHOTO 2021 04 16 16 14 06A aluna Luísa Manoela Romão Salles, atualmente aluna do segundo ano do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, destacou-se em mais uma competição e foi medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências.

Luísa vem percorrendo uma trajetória de conquistas colecionando medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia, da Olimpíada de Matemática da UNICAMP, da Olimpíada do Futuro e também da Canguru de Matemática. Segundo ela, “desde o fundamental eu participo dessas olimpíadas científicas. E esse ano quero participar de muito mais competições e conseguir novas medalhas, principalmente, na Olimpíada Nacional de Ciências”.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integra o Programa Ciência na Escola. É uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual De Campinas (Unicamp).

Segundo os organizadores da ONC, a edição de 2020 bateu recorde de inscrições com mais de 2 milhões de estudantes das últimas séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio de todo o Brasil.

Vantagens de ser uma medalhista

Questionada sobre de que forma essas conquistas contribuirão com sua jornada acadêmica, Luísa citou que “o principal ponto é que as olimpíadas científicas te conectam a oportunidades muito únicas. Hoje, por exemplo, eu ganhei uma corrida de Startups, com um prêmio de 10 mil reais. E essa Startup é justamente sobre o ensino de olimpíadas científicas para estudantes de ensino médio. Isso é muito relevante porque eu só consegui fazer essa startup por conta das minhas medalhas em Olimpíadas científicas, pois ela exige propriedade para falar sobre”.

A estudante ainda ressaltou a importância dessas conquistas ao ampliar o horizonte cognitivo dos participantes e também na escolha de sua futura universidade, através das vagas olímpicas. “Algumas universidades renomadas como USP, UNESP, UNICAMP e UNIFEI tem vagas olímpicas. Então se você tem medalhas como a da ONC, OBA, OBMEP, Canguru, OMIF e etc, você consegue entrar na faculdade sem ter que fazer o vestibular. Além disso essas competições ajudam muito no raciocínio lógico. Ajudam você a enxergar o universo e o mundo de uma forma muito diferente e mais ampla. Te ajudam a resolver problemas de forma mais rápida, a trabalhar melhor em equipe e a trabalhar melhor individualmente, a ser mais produtivo e mais organizado”.

Organização e apoio dos professores

A Olimpíada aborda temas como física, química e Astronomia. Segundo Luísa, essas são áreas que lhe interessam muito. “Eu sempre fui muito apaixonada por várias áreas do conhecimento e sempre procurei desafios de alto nível na escola. E eu acho muito interessante a gente se desafiar enquanto estudante e testar o nosso conhecimento de todas as formas possíveis”.

Luísa citou que teve dificuldades em organizar seus estudos e, especificamente, na área de química. Para isso contou com a ajuda dos professores e de aplicativos on-line de organização e produtividade.

“Faço curso de informática e eu queria muito agradecer todo apoio dos professores. Porque o professor Eder, de física, por exemplo, me ajudou muito e a didática dele é excelente. E o apoio dos professores foi surreal. Eles apoiam você a participar das Olimpíadas, eles te parabenizam, eles não te deixam desistir. Então eu me sinto muito grata e muito privilegiada por ter professores tão bons e tão acolhedores, que realmente nos fazem sonhar alto e isso é muito importante. Agradeço muito ao professor Éder, ao professor Rene, ao Professor Renato, ao professor Otávio Sales, que é da ONG Podemos. Agradeço muito a esses professores que me incentivaram nesse âmbito de Olimpíadas”, citou a aluna.

Edição 2021 da Olimpíada

Com muito orgulho parabenizamos a trajetória de sucesso da nossa aluna e informamos que já estão abertas as inscrições para edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências.

Professores devem inscrever os alunos através do endereço https://app.onciencias.org/ no período de 05/04 a 02/08/2021         .

Mais informações: https://onciencias.org/

registrado em: