Página inicial > Notícias > Semana da Cultura e Diversidade acontece entre 24 e 26/05

Semana da Cultura e Diversidade acontece entre 24 e 26/05

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 08h00 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 09h17

A Semana da Cultura e Diversidade: a história não escrita é uma iniciativa ligada à disciplina Diversidade e Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, ministrada pela professora voluntária, e técnica administrativa, Laura Rodrigues Paim Pamplona. A proposta surgiu da necessidade de expandir os assuntos abordados na disciplina e fomentar a discussão junto com a comunidade interna e externa do IFSULDEMINAS.

A programação foi pensada em 3 dias com conversatória, palestras e minicurso.

Dividido em 3 módulos (um módulo por dia), o minicurso será oferecido pelos mestrandos e pesquisadores da UNINCOR: Cristiane Picinato, Marcelo Brito e Marizaura de Fátima, juntamente a docente do programa do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino, professora Jocyare Cristina de Souza. Juntos, eles fazem parte do grupo ATLAS, uma proposta que envolve diversas instituições de ensino no desenvolvimento de metodologias e ferramentas que buscam suprir as lacunas de estudo da história local. Assim, o grupo ATLAS/UNINCOR promoverá a capacitação para se trabalhar com as metodologias de estudo da cultura e história das cidades.

Ainda no primeiro dia (24/05, às 21h), teremos a palestra Diversidade cultural linguística: entre características e preconceitos, proferida pelo professor Jair Silva Sobrinha – mestrando em Educação, pela Universidade Federal de Alfenas.

Por sua vez, na terça-feira (25/05, às 21h), acontecerá a Conversatória com o Grupo indígena Kiriri - luta pelos seus direitos, com a cacica Carliusa Kiriri, o cacique Adenilson Kiriri e o advogado das causas populares Lucas Faria dos Reis.

Encerrando o evento, na quarta-feira (26/05, às 21h) terá a palestra com o professor Richardson Dutra, mestre em Letras pela Universidade Federal de São João Del Rei, com o tema Sexualidade e Gênero: determinismos culturais.

O evento será 100% virtual e gratuito, sendo aberto a todas e todos que queiram aprender, debater e ensinar.

Para isso, basta fazer a inscrição através do link

Haverá certificação de participação para todas e todos.

Mais informações: laura.pamplona@muz.ifsuldeminas.edu.br

Texto adaptado por: Aracele Garcia de Oliveira Fasbinder com informações de Laura Rodrigues Paim Pamplona
Artes: Laura Rodrigues Paim Pamplona

registrado em: