Página inicial > Notícias > Alunos do Campus destacam-se em competições de Matemática

Alunos do Campus destacam-se em competições de Matemática

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h25 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h38

Alunos do Campus destacam-se em competições de Matemática como a Olimpíada Canguru 2021 e a 37ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP.

O prêmio Canguru de Matemática

Anualmente ocorre é realizada a Olimpíada Canguru de Matemática. Nesta edição o Campus Muzambinho teve 3 alunos contemplados com medalhas de ouro, 1 de prata e 2 com medalhas de bronze.

Medalhistas de OURO:

• GUILHERME GOBBO DE CASTRO (INFO-D)
  • THIAGO LOHAN MARTINHO LABANCA (INFO-E)
  • VANESSA APARECIDA BATISTA FERREIRA (AGRO-C)

Medalhista de PRATA:

• JOÃO PEDRO MAZILI DE ANDRADE (INFO-F)

Medalhistas de BRONZE:

• JÚLIA FERREIRA VIANA (INFO-H)
  • GABRIEL TOMÉ SILVA BRITO (INFO-H)

Neste ano, a olimpíada foi on-line, teve duração de 1h e meia e o aluno podia escolher o dia e o horário no qual realizaria a prova (entre os dias 22, 23 e 24 de março).

Trata-se da maior competição de matemática do mundo teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). Disputam as medalhas, mais de 6 milhões de participantes de mais de 80 países. Jovens brasileiros competem desde 2009.

Segundo os organizadores da Olimpíada, o objetivo da realização dessas provas é o de "incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada".

Mais informações podem ser obtidas no site: https://cangurudematematicabrasil.com.br/index.html

37ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP

A Olimpíada de Matemática da UNICAMP - OMU é dividida em três fases. Neste ano, a prova foi feita em equipes de três alunos. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marcou presença na 1ª fase da competição com 7 equipes.

A prova foi dissertativa e pôde ser feita durante os dias 19 a 25 de abril. Destas, 7 equipes, 3 foram classificadas para a 2ª fase.

As equipes classificadas foram:

Nome da equipe: Cúbica de Neuberg
Luísa Manoela Romão Salles (INFO-D)
Guilherme Gobbo de Castro (INFO-D)
Ana Júlia Pereira Vicente (AGRO-E)

Nome da equipe: Fibonnacios
Larissa Cristina da Silva (INFO-G)
João Antônio Casagrande (INFO E)
Sabrina Stéfani da Silva (AGRO-F)

Nome da equipe: Filhos de Arístocles
Lucas Eduardo Caruzo da Silva (INFO-D)
Gabriel Eduardo Oliveira (INFO-E)
Thiago Lohan Martinho Labanca (INFO-E)

A segunda fase da competição teve início dia 07/06 e os cadernos de provas devem ser enviados no sistema da OMU até as 23h59 de domingo, 13 de junho. Cada equipe deverá preparar 5 cadernos de respostas, um para cada uma das questões.

A divulgação das equipes classificadas para a 3ª Fase está prevista para o dia 8 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no site da olimpíada: https://www.olimpiada.ime.unicamp.br/

registrado em: