Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho recebe cerca de 20 mil testes de COVID-19

Campus Muzambinho recebe cerca de 20 mil testes de COVID-19

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h34 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 14h28

9Q6A5480

Vinte mil testes de COVID-19 serão realizados gratuitamente em voluntários de toda comunidade acadêmica do Campus Muzambinho e de outros campi do IFSULDEMINAS. A iniciativa será viabilizada através da parceria entre o Campus e o professor Dr. Rodolfo de Paula Vieira, afiliado da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São José dos Campos e professor titular da Universidade Brasil - SP.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, a testagem será realizada com a finalidade de promover a saúde da comunidade escolar e também com o objetivo de produzir dados e informações de interesse acadêmico que serão compartilhados com a UNIFESP para viabilizar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

De acordo com o Dr. Rodolfo Vieira, este tipo de parceria é extremamente importante porque, "especialmente no Brasil, ninguém faz ciência sozinho devido às limitações e dificuldades que muitos de nós temos, principalmente financeiras. Então é muito importante este tipo de projeto em colaboração, primeiro porque, do ponto de vista científico, ele descentraliza a pesquisa do Estado de São Paulo e, depois, porque ele agrega muito valor científico por ser um estudo multicêntrico, em várias outras regiões".

IMG 20210910 113157908 3A parceria

A parceria se deu através do contato entre o Diretor-geral, Renato Souza e o professor Dr. Rodolfo Vieira. Segundo o Diretor, o Dr. Rodolfo é um amigo de longa data e juntos eles têm trabalhado em pesquisas sobre COVID-19 e seus agravantes, assim como no impacto da doença no contexto escolar. "A testagem rápida de estudantes e servidores é mais uma medida de segurança que contribui com o retorno gradual à presencialidade. Quando o Prof. Rodolfo confirmou a parceria com o laboratório internacional que produz os testes rápidos para covid-19, utilizados em toda europa e aprovados pelo FDA, nos foram cedidos 20 mil testes".

Os Kits de “teste rápido” para COVID-19 foram doados com o objetivo de garantir ambiente acadêmico adequado e propício à preservação da saúde da comunidade escolar, com atenção especial para a pandemia da COVID-19.

A aplicação dos testes será de responsabilidade do Campus Muzambinho e será criado um inquérito epidemiológico da comunidade escolar através de análises estatísticas. Os dados, cedidos ao Dr. Rodolfo Vieira, deverão ser utilizados como forma de compreender a dinâmica da pandemia em uma perspectiva exclusivamente científica.

O Dr. Rodolfo de Paula Vieira ainda explicou que, além das análises dos testes, serão gerados dados através da aplicação de um questionário respondido por todos voluntários que realizarem o teste. " Neste questionário nós perguntaremos se a pessoa já teve COVID, qual a forma da doença que ela desenvolveu (assintomática, leve, moderada, grave ou crítica), se ela já tomou vacina, qual a data da vacina e se já tomou a primeira e a segunda dose ou só a primeira dose".

WhatsApp Image 2021 09 10 at 13.18.45Segundo o Dr. Rodolfo Vieira, também serão feitas perguntas sobre a pratica de atividade física regular (tipo de atividade, há quanto tempo, qual frequência, dentre outras perguntas. "Porque um dos objetivos é avaliarmos se a prática regular de atividades físicas tem uma resposta melhor para vacina ou até para a própria produção de anticorpos de quem não foi vacinado mas teve contato com a doença"

Para o Diretor Renato, essa parceria é muito importante já que "a testagem rápida é mais uma estratégia de enfrentamento a pandemia e se somada a todas as demais já instituídas pelo IFSULDEMINAS, demonstra todo o engajamento institucional para salvaguardar os melhores interesses da comunidade escolar, neste caso, a saúde equilibrada com uma oferta de educação de qualidade. Uma pesquisa multicêntrica com parceiros notadamente reconhecidos pela comunidade científica fortalece ainda mais o valor público do Instituto Federal".

A aplicação dos testes

Os cerca 20 mil kits de teste rápido serão do tipo sorológico para detecção de IgM e IgG, realizados pela coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo, com resultados em até 10 minutos. Este tipo de teste indica se a pessoa já foi infectada e se ainda tem produção de anticorpos contra o coronavírus.

Segundo o site da Fiocruz  os exames sorológicos mais comuns são "denominados IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M). Ou seja, IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento. Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo".

Testar vários integrantes da comunicade facilitará o entendimento sobre o estágio epidemiológico da doença e embasará, com evidências científicas, as decisões institucionais.

Os protocolos de testagem e de cadastros de voluntários ainda serão determinados pela Instituição e devidamente informados através do site oficial do Campus.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM