Página inicial > Notícias > Do Brasil à Moçambique: VIII Encontro de Biologia ultrapassou fronteiras

Do Brasil à Moçambique: VIII Encontro de Biologia ultrapassou fronteiras

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h58 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h58

Na última semana, entre os dias 01º e 03 de Setembro, ocorreu o VIII Encontro de Biologia em sua 2ª edição remota. O evento é tradição do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e contou com palestras e minicursos na área de perícia criminal, controle biológico, educação ambiental, legislação ambiental, genética forense e até astronomia.

Palestrantes e espectadores de outras instituições participaram do Encontro e acompanharam os trabalhos realizados pelos discentes do Campus Muzambinho. Os alunos do Campus realizaram apresentações orais dos resumos expandidos que foram submetidos antecipadamente ao evento.
Os discentes que apresentaram seus projetos reforçaram a importância do evento diante das oportunidades de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes da própria instituição com instituições vizinhas contribuindo para uma formação ainda mais completa.

Segundo o Centro Acadêmico Vital Brazil, a edição de 2021 não tinha pretensões de ser internacional. No entanto, receberam a boa surpresa da participação de Issufo José Juma Sumbane de Moçambique, graduando do Curso de Licenciatura em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre pela Universidade Eduardo Mondlane Moçambique, na cidade de Maputo. “Quando vi o nome Ecofisiologia Animal, fiquei boquiaberto, pois habituei à Ecofisiologia Vegetal, foi um aprendizado e tanto, gostei do dinamismo e modo de como apresentam o saber. Até mesmo um cidadão civil conseguirá entender o conhecimento na forma de abordagem tanto aos palestrantes e monitores. Aprendi tanto que estou a partilhar com o meu povo”, comenta Issufo.

O C.A. reforça a importância da participação em eventos, inclusive os on-line. “Os eventos trazem dinâmica e participação para aprendizagem. É válido relembrar aos estudantes a importância em participar de eventos em sua área de formação para que possam ampliar seu conhecimento e obter contatos em outras instituições e países.”

O Centro Acadêmico Vital Brazil agradece a participação dos espectadores, palestrantes e ministrantes e o apoio dos professores em todo o processo do evento.

Texto: Carla Dias

registrado em: