Página inicial > Notícias > Do Campus Muzambinho para o Instituto Politécnico de Bragança: Como estão os alunos aprovados no intercâmbio?

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 12h57 | Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 14h37

No início deste mês quatro discentes do Campus Muzambinho foram para intercâmbio seguindo o Edital 162/2020 - Chamada para Mobilidade Estudantil em Portugal, proposto pela reitoria do IFSULDEMINAS.

O edital teve como objetivo principal auxiliar os discentes de cursos de graduação a participarem da chamada para intercâmbio estudantil, por 1 semestre letivo, nos Institutos Politécnicos de Portugal. Tendo repasse financeiro para custear, parcialmente, suas despesas de passagem aérea e seguro-saúde internacional.

O intercâmbio surge como forma de oferecer oportunidade de estudo aos discentes do IFSULDEMINAS em universidades estrangeiras, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado, de pesquisa ou inovação tecnológica com acompanhamento. Além de permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar sua formação técnico-científica.

Acompanhar os editais divulgados pelo IFSULDEMINAS é de extrema importância visto que possibilita a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, para o empreendedorismo, para competitividade e inovação.

Dos quatro alunos do Campus Muzambinho que passaram no programa de intercâmbio, três são orientados pela Professora Dra. Ingridy Simone Ribeiro, atuante no curso de Ciências Biológicas. “Alisson, Fábio e Luana estão realizando um desejo que manifestaram desde o início da graduação. Fiquei muito feliz, orgulhosa e mais tranquila quando o resultado foi publicado e os três foram aprovados. Participar desta experiência, estando entre amigos, facilita muito. Um sempre apoiando e cuidando do outro. Este intercâmbio com certeza proporcionará várias experiências para eles, tanto na vida acadêmica, quanto na pessoal. Este tipo de atividade permite o aprofundamento dos estudos, ampliar os contatos, fazer novas amizades, além do ganho cultural que é imenso. Viver 6 meses em um país da Europa será um verdadeiro "divisor de águas" na vida desses alunos, que voltarão mais maduros e mais capacitados”, retrata a docente.

Os estudantes ficarão um semestre no Instituto Politécnico de Bragança complementando suas formações. Confira a declaração dos estudantes sobre essa oportunidade.

Fábio Moda Magnoni do curso de Ciências Biológicas:

"Fiquei muito feliz quando vi que todo meu esforço nos quatro anos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho culminaram em minha aprovação no intercâmbio para Portugal. Para minha formação, isso influenciará em entender como a educação é abordada na Europa, o uso de metodologias de ensino, visando o aperfeiçoamento da minha atuação enquanto professor e pesquisador. Além disso, agradeço imensamente a Deus, minha família, minha orientadora Prof Ingridy Ribeiro, e minha namorada por todo apoio que me deram e estão dando”.

Alisson Gabriel de Paula do curso de Ciências Biológicas:

“Nunca imaginei que conseguiria realizar um intercâmbio. Porém, aproveitando as muitas oportunidades oferecidas pelo instituto federal, com bastante empenho e trabalho, foi possível estar entre os 5 primeiros colocados e realizar este sonho de representar a instituição no exterior, aperfeiçoando o meu conhecimento nas áreas de Ciências Biológicas e educação. Sem contar as experiências no ramo da pesquisa e atuação em laboratórios”.

Luana Cristina Barbieri da Silva do curso de Ciências Biológicas:

"Participar de um programa de mobilidade estudantil é muito gratificante, além de dar orgulho de toda minha trajetória, que aconteceu em escolas públicas. Ao saber do resultado do processo seletivo para o programa me passou um filme pela cabeça, me fazendo enxergar que tudo valeu a pena. Tal experiência me permitirá um crescimento profissional e pessoal gigantesco, o qual vou utilizar a favor dessa educação transformadora que tanto luto e almejo. Espero fazer jus à esta oportunidade e representar muito bem o IFSULDEMINAS”.

Shéron Luma de Oliveira aluna do curso de Medicina Veterinária:

“Realizar um intercâmbio sempre foi um sonho e quando soube do edital de mobilidade estudantil vi um sonho tão distante estar mais perto de ser realizado. É a primeira vez que viajo para o exterior e é uma felicidade muito grande estar aqui para estudar disciplinas inerentes ao meu curso, pelo qual sou apaixonada, e representar o IFSULDEMINAS. Espero poder aprender sobre as condutas médicas, conhecer um pouco da Medicina Veterinária em outro país, levar um pouco dessa experiência para o Brasil e crescer como profissional e pessoa. Sou muito grata ao IFSULDEMINAS pela oportunidade, aos meus professores, sobretudo aos meus orientadores e à minha família, eles viveram esse sonho comigo, me incentivaram e me ajudaram de várias formas”.

TEXTO: Carla Dias

REVISÃO: ASCOM

IMAGENS: Arquivo pessoal dos alunos no intercâmbio.

registrado em: