Página inicial > Notícias > Plantio de árvores nativas e frutíferas celebra a 18ª Edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 11h14 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 11h21

PHOTO 2021 09 23 20 21 19O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (CNMA), em sua 18ª edição, celebrou no dia 20 de Setembro o início de sua programação cientifica com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Neste ano, foi realizado entre os dias 21 e 23 de Setembro, com a Temática “Justiça Climática no Antropoceno”.

A atividade social do plantio de mudas ocorreu no jardim e parque infantil do bairro Elvira Dias em Poços de Caldas. As 100 mudas plantadas foram doadas pelo IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho e pelo Jardim Botânico do município.

Segundo um dos organizadores do evento, o professor do Campus Muzambinho, Claudiomir da Silva Santos, "em um momento em que todas as atenções da sociedade estão voltadas para as questões ambientais, climáticas, hídricas e de energia é fundamental estimular e destacar a importância da arborização e do reflorestamento de áreas urbanas. A importância de promover a educação ambiental, o empoderamento social e a democratização dos benefícios ambientais é um princípio previsto na Constituição Federal de 1988 e um compromisso para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODS) até 2030".

PHOTO 2021 09 23 20 28 55Claudiomir também ressaltou que "o evento é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS) e apoio institucional da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Vale do Rio Verde (UNINCOR), do programa "Aprendendo com as diferenças" com a presença da Apae da Divisa Nova e possui o patrocínio da Eletrobras Furnas e Danone. E em todas as edições do CNMA o plantio é estimulado como forma de tornar a iniciativa Carbono Zero, através de diversas etapas de implementação. Tendo início através do apoio do Projeto IFREFLORESTA, com o Técnico Administrativo Generci Dias Lopes que realiza a produção do composto orgânico utilizado no desenvolvimento das mudas, nas dependências institucionais do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho".

PHOTO 2021 09 23 20 28 19“O Projeto Carbono Zero foi elaborado na perspectiva de nortear as Instituições de Ensino no sentido de neutralizar, compensar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e dessa forma ser sustentável desde o momento em que o evento se torna uma realidade” destacou o Prof. Claudiomir Silva Santos.

Bem como conta com o suporte do Projeto Programa Qualidade de Vida: Educação, Saúde e Meio Ambiente, através dos Professores Fabrício Santos Ritá (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), Claudiomir da Silva Santos (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), Rosângela Francisca de Paula Victor (UNINCOR), Gilcean Alves (IFPB) e Ronei Aparecido Barbosa (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho) que desenvolvem as estratégias de registro, preparação dos conteúdos e divulgação do material produzido no contexto acadêmico.

PHOTO 2021 09 23 20 21 18 1De acordo com o Professor Fabrício Santos Ritá “A saúde ambiental é uma ferramenta social que contribui para o desenvolvimento sustentável. Tendo como elemento de aproximação as ações envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade local. E nesse sentido reconhecer que o meio ambiente está intimamente relacionado à saúde.”

A programação contou com a participação de congressistas em diferentes áreas do conhecimento, professores de instituições federais e privadas, pesquisadores nacionais e internacionais e representantes de ONG`s e organizações ambientais. Os organizadores do evento ainda ressaltaram que "os condicionantes ambientais são importantes parâmetros para a sustentabilidade, preservação, manutenção do equilíbrio ecossistêmico e justiça social, tendo como resultado principal o alcance da saúde única e as ações pontuais o envolvimento local com reflexo global".

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: organizadores do evento