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6 anos de Práticas como Componentes Curriculares no Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 15h19 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 08h56

Nosso curso de Licenciatura em Pedagogia EaD completou, em 2022, 6 anos de Práticas como Componentes Curriculares - PCC's desenvolvidas pelos estudantes.

Segundo a coordenadora do curso, Maria Aparecida Lúcio Mendes, "A Prática como Componente Curricular em nosso curso se apresenta como elemento comprovadamente inovador. Sua metodologia pressupõe, desde o primeiro período, a observação in loco em uma instituição de ensino, a proposição e desenvolvimento de projetos no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Gestão Escolar”.

Como forma de analisar a desenvoltura dos estudantes e de verificar o perfil dos trabalhos realizados, a coordenação do curso e a coordenação de plataforma e tutoria realizaram uma pesquisa que demonstrou importantes informações nas escolhas dos temas e propostas das PCC’s.

Área de estudo

WhatsApp Image 2021 09 29 at 15.06.10Foram analisadas um total de duas mil e cinquenta e quatro práticas desenvolvidas, ao longo destes 6 anos, pelas turmas de 2017-2020, 2018-2021, 2019-2022, 2020-2023 e 2021-2024, constatando que cerca de 45,9% das práticas compreenderam áreas da Educação Infantil (disciplinas PCC I e PCC II); 33,3% áreas do Ensino Fundamental I (disciplinas PCC III e IV) sendo 26,1% realizadas em turmas do 1º ao 3º ano e 7,2% realizadas em turmas dos 4º e 5º anos; e 20,8% das práticas desenvolvidas foram voltadas para a área de Gestão Escolar (disciplinas PCC V e VI).

Numa análise mais aprofundada das PCC’s desenvolvidas nas disciplinas PCC V e PCC VI, cujo foco é a Gestão Escolar, observou-se que a grande maioria dos projetos, cerca de 87,1%, foram relacionados à Gestão Democrática; mas outras temáticas também foram contempladas: 19,9% sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ́s na Educação; 19,4% sobre Instâncias Participativas; e 9,6% sobre Instâncias Administrativas. Também foram abordadas em menor proporção as temáticas sobre Formação Continuada, Inclusão, Gestão Ambiental, Literatura, entre outras.

A estudante do 6º período do curso, Carla Cristina Maria Bedia de Castro, desenvolveu seu projeto de Gestão Escolar com o tema "Saúde Mental do Professor". A estudante relatou que sua intenção foi analisar como a Gestão Escolar pode promover a saúde dos docentes. "O meu trabalho como docente é oportunizar a aprendizagem a partir de atividades de ensino propostas e direcionadas, dentro do currículo adotado pelo governo e de acordo com diretrizes e normas pré-estabelecidas. É demonstrar com exemplos, atitudes e valores um direcionamento cidadão aos estudantes, instigando os mesmos a seguir nesta direção", citou a estudante.

Temas das práticas

WhatsApp Image 2021 09 29 at 11.18.46Outro dado interessante está relacionado aos temas escolhidos pelos estudantes. Segundo os resultados da análise, os Temas Transversais - 30,5%, Língua Portuguesa - 27,8% e a Arte - 22,1% estão entre os três primeiros mais elencados pelos estudantes.

De acordo com a coordenadora de Plataforma e Tutoria do curso, profa Cristiane Fortes Gris Baldan, "Os temas transversais não são pertinentes a uma ou outra disciplina, são assuntos importantes que devem perpassar todos os componentes curriculares existentes, garantindo uma formação integral do estudante. Nesse sentido, especialmente nas disciplinas PCC III e IV, no âmbito do Ensino Fundamental I, incentivamos os nossos estudantes a trabalhar significativamente essas temáticas, que trazem conceitos e valores ligados à democracia e cidadania, assuntos urgentes para a sociedade contemporânea em que vivemos.

Dentre os projetos que optaram por Temas Transversais, 15% deles trabalharam questões sobre o Meio Ambiente, 7,1% sobre Ética, 6% sobre Saúde, 3,9% sobre Trabalho e Consumo, 3,3% sobre Pluralidade Cultural, 0,4% sobre Orientação Sexual, e os demais sobre outros temas não listados.

A aluna do 8º período, Karina Maria Silva de Carvalho, escolheu criar suas práticas de PCC III e PCC IV em torno do 1º ano do Ensino Fundamental I, e utilizou como base a transversalidade e a interdisciplinaridade. "Eu sempre procuro inserir a ludicidade em todos os meus trabalhos. A PCC desenvolvida teve o nome de "Semente da Verdade", integrando diversas disciplinas, ou seja, a minha prática trabalhou com interdisciplinaridade e transversalidade. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental conheceram as partes de uma planta, realizaram atividades ligadas ao plantio, mas também desenvolveram aptidões artísticas ao ilustrarem o próprio livro. A história inserida possibilitou trabalhar valores sobre a verdade, e a família de cada estudante pode participar ativamente do processo. A finalização contou com uma atividade de apresentação das várias etapas da Prática "Semente da Verdade" para a comunidade escolar ". Ainda segundo a Karina, "o educando deve ser o principal ator do seu processo de ensino/aprendizagem e no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD tenho aprendido muito sobre o assunto. Ao desenvolver minha prática busquei criar possibilidades para mediar a construção deste processo e ver os alunos preocupados em cuidar do meio ambiente, atentos aos benefícios de serem verdadeiros e aflorando a imaginação para criar ilustrações, me fez perceber a importância da prática. Estar inserida no contexto escolar e avaliar o progresso dos alunos são de extrema importância, o curso me proporcionou tal vivência".

Abrangência das práticas

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A análise do perfil das Práticas como Componentes Curriculares ainda demonstrou qual a área de abrangência dos projetos desenvolvidos por nossos acadêmicos e a quais esferas pertencem às instituições de ensino onde foram executados. O estudo revelou que 56,3% dos projetos foram desenvolvidos em escolas da rede municipal, 12,3% da rede estadual, 9,8% da rede privada de ensino e cerca de 10% dos projetos foram desenvolvidos com atividades autônomas, concessão temporária necessária principalmente para a área de Educação Infantil, uma vez que muitas escolas não desenvolveram atividades remotas durante a Pandemia. 

As Práticas como Componente Curricular são atividades desenvolvidas por nossos acadêmicos nas escolas de Educação Básica e Ensino Fundamental, porém, em função do período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, foi necessário uma concessão temporária, como já exposto, para localidades e modalidades de ensino em que não havia a possibilidade de atividade remota. Assim, identificamos, como pode ser verificado no gráfico abaixo, que 67,7% das Práticas como Componente Curricular, ao longo destes 6 anos, foram executadas de forma presencial, 19,5% executadas de forma remota, 11,7% executadas em espaços não escolares e 1,1% executadas de forma híbrida. O relatório ainda apontou que 67,7% das PCC's foram vivenciadas antes da Pandemia e 32,3% em plena Pandemia.

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Devido ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Muzambinho ser oferecido na modalidade a distância, sua área de abrangência ultrapassa os limites do estado de Minas Gerais, o que proporciona ao estudante a possibilidade de realizar as atividades práticas em sua região de origem. A análise dos relatórios mostraram que, dos 2.054 projetos de PCC´s executados em mais de 40 cidades, 89,4% delas estão localizadas no estado de Minas Gerais e as demais em outros estados como, por exemplo, São Paulo.

"Nos chama a atenção que, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, as disciplinas de PCC mantiveram, dentro da realidade das escolas, a função de oportunizar aos nossos acadêmicos a vivência do ambiente escolar. Assim, percebemos que em 19,5% dos projetos realizou-se a observação, proposição e execução da prática de forma remota; 11,7% dos projetos foram realizados de forma híbrida (alternando atividades remotas e atividades presenciais); e apenas 0,11% das práticas realizadas fora do ambiente escolar”, citou a coordenadora, Maria Aparecida Lúcio Mendes.

O que são as Práticas como Componentes Curriculares

As PCC's são componentes curriculares obrigatórios distribuídos em seis disciplinas ao longo do curso, desde o 1º período até o 6º período. Segundo a coordenação do curso, as Práticas como Componente Curricular "têm caráter integrador de conteúdos e possibilitam ao acadêmico vivência da práxis, integração dialética entre teoria e prática, ao longo de sua formação inicial, bem como, oportuniza a vivência de práticas educativas relacionadas a ações cotidianas do espaço escolar. Cabe também aos acadêmicos, a partir da observação, elaboração e execução do seu projeto, a confecção de Portfólios para registro e comunicação das ações e atividades realizadas durante o planejamento, desenvolvimento e execução de cada uma das PCCs".

Os portfólios correspondem à produção de documentação descritiva das atividades planejadas e executadas pelos educandos, contendo registros textuais e fotográficos sobre a prática vivenciada. 

Com relação os procedimentos metodológicos, a análise das práticas demonstrou que, 33,6% dos projetos utilizaram como instrumento para coleta de dados a entrevista, 32,5% realizaram Visitas Técnicas 31,9% optaram pela contação de histórias, 27,8% utilizaram brincadeiras, 24% optaram pela proposição de jogos, além de rodas de conversa, questionários, entre outros. A coordenadora do curso destaca que uma ou mais possibilidades metodológicas podem aparecer em uma mesma PCC.

Saiba mais sobre o nosso curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e sobre nossas Práticas como Componentes Curriculares - PCC's:

Colorido Negrito e Brilhante Impacto

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: ASCOM e relatório dos 6 anos de PCC

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