Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 1ª Semana do ENEM: Linguagens e Códigos - ENEM sem Estresse, 04/11
Início do conteúdo da página

1ª Semana do ENEM: Linguagens e Códigos - ENEM sem Estresse, 04/11

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 08h48 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 16h21

PROGRAMAÇÃO DO DIA

Dia: 4/11 - Palestra: ENEM sem Estresse

C:\Users\User\Downloads\perfil 3.jpegMédica: Ana Lúcia Balbino Peixoto

Mediação: Profa. Josiane Pereira Fonseca Chináglia

Horário: 19h

Transmissão: https://youtu.be/dy7mKnw8NrU

Concluiu sua graduação em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Após o término da Residência Médica em Pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), teve a oportunidade de estagiar em Pediatria no New England Medical Center, localizado na cidade de Boston (EUA). Ali, iniciou sua jornada em saúde mental, através da Pediatria Comportamental. Ao retornar ao Brasil, atuou como pediatra e hebiatra (Medicina do Adolescente) nos serviços público e privado. Foi colaboradora no Departamento de Saúde Escolar e Adolescência da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria e, depois, representante do departamento na Sociedade Brasileira de Pediatria, onde, com os demais colegas, organizou jornadas e congressos municipais, estaduais e nacionais. Com uma equipe multiprofissional, criou um centro de diagnóstico e de apoio para crianças e adolescentes com diferentes transtornos mentais e comportamentais. Paralelamente, durante três anos, coordenou um programa médico junto à ArcelorMittal. Em 2003, ingressou no Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), concluído em 2006. Posteriormente, com a mudança da família para São Paulo, pode realizar o sonho de fazer pós-graduação, com obtenção do título de especialista em Psiquiatria. Em São Paulo, através de aprovação em concursos, atuou pela Prefeitura de Diadema e Santana de Parnaíba.

Inscrição

Os aulões dos dias 25, 26 e 27 serão transmitidos pelo YouTube do Campus Muzambinho, não sendo necessária a realização de inscrição para participar. 

Já para os aulões de Produção Textual I e II, que serão ministrados nos dias 28 e 29 e transmitidos pelo Google Meet, há necessidade de inscrição até 22 de outubro, pelo formulário: https://forms.gle/5GEqXLw1dQopVBzX8

O aulão de Libras e a palestra "Enem sem Estresse" serão transmitidos pelo canal da professora Josiane Figueiredo. Todos os links constam no site do Campus Muzambinho – com exceção do link dos aulões de Produção Textual, que será disponibilizado por e-mail aos inscritos.

Confira a programação da semana:

FOLDER TODOS PALESTRANTES COM AJUSTES

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.05 (1).jpegProfessora: Josiane de Cássia Figueiredo Bastos

Aulão de Libras

Horário: 19h

Transmitido: https://youtu.be/642QRvjIFms

Professora da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho; tradutora e intérprete de Libras na Escola Estadual “Padre José Grimminck”, em Alfenas/MG; pela Rede Estadual de Ensino, tradutora e intérprete de Libras no contexto audiovisual e em conferências. É graduanda em Letras-Libras (Segunda Licenciatura) na UNIASSELVI e coordenadora do Projeto Oficina de Libras – Ouvindo o Silêncio, que acontece desde 2017, abrange toda a região do Sul de Minas e é referência no ensino e difusão da Libras. O projeto ganhou o Prêmio Regional de Práticas Inovadoras pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social – NETSU-TV Alterosa e Unifenas. É pós-graduada em Tradução e Interpretação da Libras pela UNÍNTESE e graduada em Pedagogia pela UNIFENAS. Atua como intérprete educacional desde 2013 e possui diversas produções relevantes na Educação de Surdos, como criação de material adaptado e tabela periódica interativa e trilíngue.

Inglês e Espanhol: 01/11 (NOVA DATA)

 C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.05 (2).jpegProfessor: Jésus Vanderli do Prado

Aulão de Língua Inglesa

Mediação: Profa. Josiane Pereira Fonseca Chináglia 

Horário: 19h

Transmissão: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/XnnHfWipZi4

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) como bolsista Fapemig, é pós-graduado lato sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Poços de Caldas, doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Univás e graduado em Letras pela Univás. É professor de Língua Estrangeira Moderna na Rede Estadual de Ensino de Pouso Alegre/MG e produtor de material on-line (Língua Inglesa) para os alunos da Rede Municipal de Pouso Alegre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (Gephet) na Univás, coordenado pela Profa. Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges.

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.05.jpegProfessora Carolina Matheos Guedes S. Souza

Aulão de Língua Espanhola

Mediação: Profa. Narayana Nogueira

Horário: 20h30

Transmissão: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/XnnHfWipZi4

É professora de Espanhol desde 2014. Graduada em Letras: Português/Espanhol pela Universidade de Franca (Unifran) e especialista em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Língua Espanhola pela Universidade de Araraquara (Uniara), realizou Curso de Aperfeiçoamento em Língua Espanhola na Espanha (Madri) pela Enforex e possui Diploma de Proficiência DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira no nível C1.

Dia: 26/10

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.05 (3).jpegProfessora: Valéria Marques

Aulão de Arte

Mediação: Profa. Narayana Nogueira

Horário: 19h

Transmitido: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/OW1s_aBwIpQ

Doutora em Música/Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), bacharel em Música/Piano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), técnica em Música/Piano pelo Conservatório Musical “Carlos Gomes” e realizou vários cursos de formação pedagógica em Arte, tendo atuado profissionalmente como pianista, cravista, compositora e apresentadora de programas no rádio e na televisão.

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.04 (1).jpegProfessor: Ricardo Avelino

Aulão de Educação Física

Mediação: Profa. Narayana Nogueira

Horário: 20h30

Transmitido: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/OW1s_aBwIpQ

Professor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho nos cursos de Educação Física (Médio e Superior) e Pedagogia (Superior EaD). É licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM), especialista lato sensu em Musculação e Personal Training pela ESEFM e mestre em Educação Física na área de concentração "Performance Humana" pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Tem a seguinte formação esportiva: Faixa Preta de Judô pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Faixa Preta de Jiu-Jítsu pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ).

Dia: 27/10

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.04.jpegProfessora: Patricia Ribeiro do Valle Coutinho

Aulão de Gramática

Horário: 19h

Transmissão: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/R6K6Csxh0K8

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com tese dedicada aos estudos da prosódia e inserida na linha de pesquisa "Linguística Cognitiva", é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, atuando, sobretudo, no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e também no Ensino Superior. Nessa instituição, criou projetos de pesquisa em torno do ensino de gramática, bem como do processo de apropriação de gêneros textuais em atividades de escrita.

C:\Users\User\Downloads\CAra21.jpgProfessor: Carlos Alexandre Molina Noccioli

Aulão de Literatura

Horário: 20h30

Transmissão: YouTube – Canal do Campus Muzambinho - https://youtu.be/R6K6Csxh0K8

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); pós-doutorando em Ciência da Informação e Comunicação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, na linha de pesquisa "Tecnologias, Corpo e Cultura", pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com Estágio de Pós-Graduação no âmbito do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Aveiro (UA), em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), ambas, em Portugal; mestre em Letras, na linha de pesquisa Estudos Discursivos, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela mesma instituição. Membro do E-l@dis, Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimento (USP), e do LEEDiM, Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (UFSCar). Atua, principalmente, nas seguintes áreas de pesquisa: Mídia; Tabu; Divulgação Científica; e Análise do Discurso da Divulgação Científica.

Dias: 28 e 29/10

C:\Users\User\Downloads\WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.58.04 (2).jpegProfessor: Daniel William Ferreira de Camargo

Aulão de Produção Textual I

Dia: 28/10 

Horário: 19h

Transmissão: Google Meet (O link será disponibilizado apenas aos inscritos.)

 

Aulão de Produção Textual II

Dia: 29/10 

Horário: 19h

Transmissão: Google Meet (O link será disponibilizado apenas aos inscritos.)

Limeirense de nascença, são-carlense de formação e muzambinhense de coração, Daniel é professor de Língua Portuguesa. Durante a graduação em Letras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveu sua pesquisa de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e atuou como revisor e narrador na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da universidade. No mestrado, também na UFSCar, tratou do uso irônico e internético da expressão "só que não", tendo descrito seu comportamento em diferentes contextos e defendido sua gramaticalização como locução conjuntiva. 

Já lecionou no Fundamental II e no Médio; hoje, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, leciona nos Ensinos Integrado, Subsequente e Superior.

Dia: 4/11

C:\Users\User\Downloads\perfil 3.jpegMédica: Ana Lúcia Balbino Peixoto

Mediação: Profa. Josiane Pereira Fonseca Chináglia

Horário: 19h

Transmissão: https://youtu.be/dy7mKnw8NrU

Concluiu sua graduação em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Após o término da Residência Médica em Pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), teve a oportunidade de estagiar em Pediatria no New England Medical Center, localizado na cidade de Boston (EUA). Ali, iniciou sua jornada em saúde mental, através da Pediatria Comportamental. Ao retornar ao Brasil, atuou como pediatra e hebiatra (Medicina do Adolescente) nos serviços público e privado. Foi colaboradora no Departamento de Saúde Escolar e Adolescência da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria e, depois, representante do departamento na Sociedade Brasileira de Pediatria, onde, com os demais colegas, organizou jornadas e congressos municipais, estaduais e nacionais. Com uma equipe multiprofissional, criou um centro de diagnóstico e de apoio para crianças e adolescentes com diferentes transtornos mentais e comportamentais. Paralelamente, durante três anos, coordenou um programa médico junto à ArcelorMittal. Em 2003, ingressou no Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), concluído em 2006. Posteriormente, com a mudança da família para São Paulo, pode realizar o sonho de fazer pós-graduação, com obtenção do título de especialista em Psiquiatria. Em São Paulo, através de aprovação em concursos, atuou pela Prefeitura de Diadema e Santana de Parnaíba.

TEXTO: Josiane Pereira Fonseca Chináglia

IMAGENS: Josiane de Cassia Figueiredo Bastos

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página