Página inicial > Notícias > Equipe do Campus conquista 3ª colocação na etapa estadual do Innovation Camp

Equipe do Campus conquista 3ª colocação na etapa estadual do Innovation Camp

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h35 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h36

Innovation

A equipe “Estimulados” do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou a terceira colocação na etapa estadual do Innovation Camp, evento realizado pelo SEBRAE Regional São Sebastião do Paraíso e pelo Junior Achievement (JA) Minas Gerais.

A equipe é composta pelos estudantes Vinicius Henrique Emanuel de Lima (do curso de Medicina Veterinária), Eliezer Henrique dos Santos (do curso de Engenharia Agronômica),  Alan Rudá Cabral Pereira (do curso de Educação Física) e Fernanda Mourão (do curso de Medicina Veterinária)

O grupo conquistou a primeira colocação na etapa local on-line organizada com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) e Clube de Empreendedorismo do Campus Muzambinho.

Segundo os integrantes da equipe, participar deste tipo de evento é muito importante pois, "além de nos forçar a desenvolver, evoluir e melhorar a maneira como trabalhamos em equipe, o evento nos permite refletir sobre assuntos que precisam ser tratados e buscar soluções viáveis".

A solução da equipe

O INNOVATION Camp se apoia no Design Thinking como sua principal ferramenta. Trata-se de um aprendizado baseado na prática. O problema apresentado aos participantes foi: Educação X Coronavírus: como transformar a vida de jovens que tiveram a educação impactada pela pandemia?

A solução encontrada pela equipe Estimulados foi a de criar um jogo para tornar o ensino remoto mais dinâmico, "seu intuito é atrair e motivar os estudantes. Assim, acreditamos que através desse app, a porcentagem de alunos que pensam em desistir dos estudos por falta de motivação, pode diminuir".

Os estudantes ainda ressaltaram que criar o projeto foi um processo tranquilo. "A ideia de cada um serviu como complemento para formar o aplicativo, então quase não discutimos, apenas encaixamos as peças. Além da equipe ter trabalhado em conjunto, tivemos facilidade em elaborar e desenvolver o jogo. Fazer um trabalho em conjunto exige bastante dedicação e compreensão, mas o nosso grupo teve facilidade em se comunicar e chegar nas conclusões aplicadas".

Juntos, os estudantes chegaram à conclusão de que um game poderia estimular os alunos a estudar. O jogo agrega conteúdos de diversas áreas, com desafios e premiações.

TEXTO: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: