Página inicial > Notícias > Atividades de prevenção ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa do Campus

Atividades de prevenção ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa do Campus

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h19

outubro rosa mexer 1O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho desenvolveu a Campanha do Outubro Rosa com diversas ações voltadas à conscientização sobre os cuidados com a saúde das mulheres. Entre os dias 20 e 31 de outubro, as atrações aconteceram de forma híbrida, mesclando atividades on-line e presenciais.

Para a abertura da Campanha Outubro Rosa, em 20 de outubro, a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, a professora Milene Dias Ferreira Magri, realizou um vídeo apresentando as atrações que seriam desenvolvidas ao longo dos dias. Os estudantes do Curso de Enfermagem também participaram ativamente das produções, criaram diversos vídeos curtos que foram disponibilizados nas Redes Sociais do Campus e grupos de mensagens instantâneas. Com uma linguagem simples e objetiva, os alunos também produziram artes sobre o Outubro Rosa com conteúdos informativos.

at 10.43.31As produções estudantis abordaram os fatores de risco e prevenção do câncer de mama. De acordo com a professora Milene, “toda a programação foi planejada não apenas para levar informação, orientação e educação em saúde, como também primou pelo cuidado consigo mesma e pelo empoderamento da mulher sobre a própria saúde física e mental”. As atividades propostas aconteceram em horários diferentes, favorecendo a participação de número maior de pessoas. Assim, a campanha contribuiu para o fortalecimento da saúde da mulher de forma variada, leve, fundamentada e atual.

arte outubro rosa 1Ainda no dia 20, foi realizada a Caminhada na Pista de Atletismo do CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) que contou com a participação da comunidade interna e externa do Campus Muzambinho. Na sequência, a professora Natércia Taveira Carvalhaes Dias ministrou uma Palestra sobre a promoção e prevenção ao câncer de mama e a técnica do auto exame, em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho. “A ação reuniu cerca de setenta mulheres, entre servidoras do Campus Muzambinho, representantes e usuárias das unidades básicas de saúde, em seguida finalizou com um café da manhã na quadra esportiva do CeCAES” - complementou a professora.

Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE) promoveu duas lives especiais com foco na Campanha Outubro Rosa. No dia 27, foi realizada a Live do Projeto #Mexa-se - Fique em Casa e Treine com a Gente. A atração abordou uma aula de defesa pessoal focada na mulher, cujo tema foi “Lute, literalmente, como uma mulher!”. A segunda live foi realizada no dia 28 e contou com a participação exclusiva de mulheres em quadros culturais e artísticos, a Quinta Cultural Virtual - Especial Outubro Rosa.

Ainda na quinta-feira, dia 28, houve uma palestra ministrada por Núbia Taveira Assad, estudante de Medicina da Faculdade Atenas de Passos e Membro da Liga Acadêmica da Faculdade Atenas de Ginecologia e Obstetrícia - LAFAGO, que abordou o tema câncer de mama, exames preventivos, fatores de risco e os principais cuidados na prevenção contra doenças femininas.

at 10.44.34

No dia 29, foi transmitida via YouTube a palestra “Como é seu relacionamento... Consigo mesma?” ministrada pelo psicólogo ligado à CGAE do Campus Muzambinho, Túlio Trevisan. O profissional destacou a importância do amor próprio para o desenvolvimento de uma autoestima saudável e para o fortalecimento do autocuidado, que envolve não só a saúde física, mas também mental. “Acho importante que as pessoas tenham acesso a informações que lhes ajudem em seu desenvolvimento pessoal, principalmente as mulheres, que enfrentam tantos obstáculos nesse processo de aprender a gostarem de si mesmas. Por isso a palestra teve um caráter bem prático, com dicas que podem contribuir para a melhoria da autoestima feminina”.

Como é seu relacionamento Consigo mesma

O encerramento aconteceu no domingo, dia 31, com o “I PedalMuz - Outubro Rosa”, evento promovido pela prefeitura municipal e que contou com o apoio do Campus Muzambinho, e que reuniu aproximadamente 150 ciclistas. A atividade contou com o apoio dos estudantes e professores do Curso Técnico em Enfermagem que montaram uma tenda para verificar sinais vitais e fornecer orientações sobre câncer de mama à sociedade. O evento beneficente arrecadou mais de 300 kg de alimento como doação para a entidade Amigos Voluntários Muzambinhenses no Combate ao Câncer - AVMC.

at 10.34.55

Texto e fotos: ASCOM com informações da Comissão Organizadora do evento