Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Enfermagem do Campus Muzambinho promove Campanha Novembro Azul
Início do conteúdo da página

Curso de Enfermagem do Campus Muzambinho promove Campanha Novembro Azul

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h36 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h36

NOVEMBRODurante o mês de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, através de seu curso de Enfermagem Subsequente, desenvolverá a Campanha do Novembro Azul. A ação, que conta com supervisão de docentes do curso, contará com publicações semanais nas Redes Sociais do Campus.

A Campanha Novembro Azul é realizada anualmente e visa à conscientização com relação aos cuidados com a saúde do homem. Trata-se de um movimento global a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

As atividades visam à mudança dos hábitos masculinos ao criar mecanismos que estimulem a realização de consultas, exames de rotina e quebrando preconceitos com relação aos exames específicos. A Campanha estimula o homem a manter uma rotina saudável e preza pelo seu bem-estar.

O professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior aponta que o Novembro Azul é um convite para que os homens reflitam sobre a necessidade de cuidar da saúde. “Por isso, pedimos a todos os homens que cuidem da sua saúde. O autocuidado é sem sombra de dúvida um ato de amor, e responsabilidade com as pessoas que nos querem bem e nos amam”, completa.

De acordo com a professora Natércia Taveira Carvalhaes Dias, “O câncer de próstata, geralmente, apresenta desenvolvimento lento e assintomático e, quando há sintomas, podem surgir dificuldades de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi”.

A doença afeta a próstata, uma glândula presente em indivíduos do sexo masculino, e cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer. “Mesmo com todo o esforço para que haja a conscientização e a quebra do tabu sobre o exame, o câncer de próstata é o segundo maior responsável por mortes em homens, sendo que a maior parte das mortes ocorre em pacientes que tiveram o diagnóstico tardio, pois não realizavam os exames de rotina como o PSA e o toque”, destaca o enfermeiro do Campus Muzambinho, Marcelo Lopes Pereira.

A professora Natércia explica que o diagnóstico é realizado por exame e o tratamento pode ser feito por cirurgia, radioterapia e hormonal. Ela aponta passos que devem ser mantidos para buscar uma vida diária saudável: alimentação balanceada, prática de atividade física, evitar o consumo de tabaco e bebida alcoólica, evitar sobrepeso e obesidade, manter em dia exames de rotina e manter comportamento sexual seguro.

De acordo com Cremilson de Paula Silva, aluno do Curso Técnico em Enfermagem, as campanhas realizadas em novembro são fundamentais para a promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população. “Torna-se possível ensinar as pessoas acerca do autocuidado, o que é crucial para a prevenção de doenças, fazendo com que as pessoas adquiram bons hábitos de vida e, eventualmente, contribuam futuramente com a diminuição de agravos à saúde”.

Texto: ASCOM com informações da professora Natércia Taveira Carvalhaes Dias

registrado em:
Fim do conteúdo da página