Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Pedagogia EaD lançam livro sobre o personagem do CEIM “Tião da Zica”

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 08h57 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 08h57

WhatsApp Image 2021 12 02 at 11.35.12 1Foi realizado no CEIM Sebastião Cezário - Tião da Zica, o lançamento do livro “Corre Vovô Tião”, escrito por alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Os autores do livro são os estudantes do 2º Módulo do Polo Inconfidentes, Antônio Vinícius Oliveira de Almeida, Ester Oliveira Batista, Frankslandia Silva Lopes Brandão e Noeme Aparecida de Andrade.

O lançamento reuniu estudantes do CEIM e familiares do homenageado Tião da Zica, os quais contaram um pouco sobre a vida do esportista e apresentaram medalhas e fotos dele.

Os alunos tiveram orientação da docente Maria Aparecida Lúcio Mendes e criaram o livro como parte da Prática como Componente Curricular II - PCC II.

O livro faz parte do projeto "Brincando com o Vovô Tião" e, em conversa com nossa Assessoria de Comunicação, os integrantes do grupo relataram como foi o desenvolvimento da ideia:

• Como surgiu a ideia da criação do livro?

Autores - A criação do livro se deu por meio de uma conversa entre os membros do grupo na qual a acadêmica Noeme relatou o primeiro contato feito com a diretora da escola, a senhora Renata Alves Ferreira Viana, que sugeriu a contação de histórias como uma das atividades que as crianças gostam bastante. Inclusive, ela enviou posteriormente, ao grupo, alguns arquivos com histórias infantis para que escolhêssemos a que melhor se adequasse aos nossos objetivos.

Na ocasião, a acadêmica Ester sugeriu criarmos uma história autoral, de forma que a nossa intervenção, além de contribuir com o desenvolvimento pedagógico das crianças envolvidas, também deixasse uma marca na escola. A acadêmica Noeme então iniciou uma narrativa tendo o Tião da Zica como um menino, referindo-se ao personagem da cultura local e que dá nome à escola. A acadêmica Fran sugeriu que usássemos a figura dele em sua maturidade, todos concordamos e ela então criou o personagem “Vovô Tião''. Após a produção da história textual, o grupo elaborou a parte artística do livro.

• Como foi a apresentação para as crianças da escola?

A equipe da escola preparou um local amplo e coberto, dentro do CEIM, com um telão para que as imagens do livro fossem transmitidas enquanto a história fosse narrada. As crianças se sentaram em colchonetes e acompanharam com muito interesse, tanto a história como a exibição das medalhas, fotos e a presença de seus familiares. Destacamos também que todas as atividades práticas desenvolvidas com as crianças estavam relacionadas, de alguma forma, à biografia do Senhor Sebastião Cesário.

As crianças ficaram surpreendidas ao saberem que o Tião da Zica, de fato, existiu. E ao fim da história, as crianças passaram a dizer que o nome da escola que eles estudavam era "Escola do Vovô Tião".

• Receberam algum apoio para a iniciativa?

O IFSULDEMINAS nos apoiou com o suporte do material didático necessário para a elaboração do projeto, por intermédio da Professora Cidinha Mendes (Maria Aparecida Lúcio Mendes) e da Tutora Jiane de Cassia Goes.

Cabe destacarmos que o projeto, desde a sua idealização, passando pelo seu planejamento até a sua execução, ocorreu devido ao estímulo da disciplina de Prática como Componente Curricular II que tem como dois de seus objetivos a intenção de “Propor projetos com vivências pedagógicas e a aproximação da teoria com a prática no âmbito da Educação Infantil” e “Desenvolver propostas de atividades pedagógicas na escola no âmbito da Educação Infantil”.

• Pretendem dar continuidade ao projeto? Apresentar o livro em outras escolas ou criar novos materiais?

Sim. Pretendemos, ao longo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, apresentarmos em outras escolas da cidade de Pouso Alegre e até adaptarmos a história à faixa etária dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Uma outra ideia é apresentarmos às escolas a possibilidade de trabalharem a história das personalidades que dão nome às respectivas instituições de ensino, permitindo que os alunos conheçam a contribuição desse personagem para a comunidade, cidade ou país.

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Acervo dos autores do livro

registrado em:
Assunto(s):