Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho participa de descarte de embalagens de agrotóxicos

Campus Muzambinho participa de descarte de embalagens de agrotóxicos

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 08h27 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 08h31

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho uniu forças com diversas instituições com o intuito de coletar corretamente embalagens de agrotóxicos. A ação de descarte, intitulada Projeto Campo Limpo, foi realizada no Setor de Mecanização e recebeu o material estocado por produtores rurais do município. Ao todo, aproximadamente 60 produtores rurais entregaram cerca de 3.300 embalagens rígidas, 138 quilos de embalagens flexíveis não laváveis e ou contaminadas e 42 quilos de papelão.

O Campus Muzambinho propaga entre os seus alunos e servidores a importância de dar a destinação final correta das embalagens vazias de agrotóxicos. A prática correta diminui complicações na saúde do ser humano e também a contaminação do meio ambiente. “Esta ação do Projeto Campo Limpo, para além do recolhimento e correto encaminhamento das embalagens vazias, deixa um importante legado de conscientização. O agronegócio brasileiro é mundialmente reconhecido como exemplo de eficiência, onde deve-se também, e sempre, agregar os pilares da sustentabilidade, do ambientalmente correto, do socialmente justo e da segurança alimentar. Parabéns a todos os parceiros envolvidos.” - explicou o professor Carlos Alberto Machado Carvalho.

A destinação final correta das embalagens vazias de agrotóxicos diminui o risco à saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Clóvis de Piza, atua como Técnico em Agropecuária e Tecnólogo em Cafeicultura na EMATER-MG, participou ativamente da organização do Projeto Campo Limpo e explicou que para que os produtores de Muzambinho realizassem o descarte das embalagens de agrotóxicos corretamente tinham que se deslocar para as cidades vizinhas. A ação proporcionou que a legislação referente ao descarte fosse cumprida, evitando o armazenamento incorreto dos vasilhames, de modo a prevenir ocorrências com pessoas, animais e meio ambiente.

Clóvis explicou que, após o recolhimento no Campus Muzambinho, as embalagens seriam transportadas para a Central de Recolhimento do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, na cidade de São Sebastião do Paraíso. As embalagens são classificadas, algumas seguem para reciclagem e outras são destruídas de acordo com as especificações exigidas.

Os produtores rurais de Muzambinho puderam realizar o descarte de qualquer quantidade de embalagens, danificadas e até mesmo sem nota fiscal de compra. No ato da entrega, “[os produtores] receberam um recibo que dá validade legal para essa entrega.” - destacou Clóvis.

O produtor rural, Alisson Bueno Rossi, possui propriedade no bairro rural Guatapará, localizado no município de Muzambinho; Ele explicou que soube da ação por informações trocadas em aplicativos de mensagens e trouxe para o descarte embalagens que foram acumuladas ao longo dos dois últimos anos. De acordo com o produtor, o descarte foi comprometido em decorrência da pandemia. “É muito ruim a gente trabalhar com essas embalagens por perto. No meu caso, eu tenho uma casinha para armazenar as embalagens. Existe o risco para as crianças e animais, então, tem que ter um depósito muito bem organizado e tudo isso tem custo.” - apontou Alisson.

A ação contou com a participação de diversos apoiadores do Projeto Campo Limpo, incluindo o poder executivo e legislativo municipal. Entre as autoridades presentes, estava o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, ele parabenizou os envolvidos, agradeceu a participação de todos e destacou a importância da ação. O Diretor-Geral manifestou o interesse em criar um dia permanente para a ação e pontuou que institucionalmente os alunos podem desenvolver atividades ligadas ao descarte de embalagens.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: