Página inicial > Notícias > Representantes do Campus visitam Hub de Inovação Cesul Lab em Varginha

Representantes do Campus visitam Hub de Inovação Cesul Lab em Varginha

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 08h40 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 10h05

5e376621 a6a3 46f0 9bb3 eabd85bcc4d7Representantes do Campus Muzambinho estiveram em Varginha para conhecer o Cesul Lab Hub de Inovação e identificar possibilidades de atuação para o incentivo à inovação no Campus Muzambinho e junto à comunidade local.

Além da estrutura física e do coworking, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho, o propósito e como o Cesul Lab está contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Sul de Minas.

Estiveram presentes o Diretor-geral, professor Renato Aparecido de Souza, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, o membro do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) e futuro coordenador do Núcleo Incubador do campus, professor Gustavo José da Silva. Na ocasião, o convite para a visita também foi estendido ao Diretor Executivo do Movimento Muzambinho Turismo Criativo, o Senhor Luís Francisco Rodrigues.

O Cesul Lab é um hub de inovação com o propósito de promover conexões entre setor privado, público, startups, investidores, empreendedores, comunidade e universidades, com foco em novos modelos de negócio e tecnologia direcionados às amplas dores do Mundo 4.0, aproximando e fomentando o ecossistema de inovação do Sul de Minas. O Cesul Lab foi criado a partir do Cesul – Conselho Empresarial do Sul de Minas – que reúne grandes empresas da região sul-mineira para discutir sobre seus segmentos de mercado.

2a778c11 2694 44ef a419 18cc1bc72bf9Adicionalmente, o ecossistema orquestrado pelo Cesul Lab é composto por Verticais. São empresas que têm a oportunidade de trilhar processos de Inovação Aberta exclusivos, cujo objetivo é desenvolver os aspectos essenciais de uma Cultura de Inovação para todo o quadro de colaboradores. A Vertical da Educação é liderada pelo Grupo UNIS - MG.

A visita ao Cesul Lab foi mediada pelo professor Henrique Menezes Touguinha, egresso do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que hoje atua como Coordenador do Núcleo de Saúde Humana e Animal do Grupo UNIS - MG. No Cesul Lab, os membros do campus Muzambinho foram recepcionados pelo Chief Executive Officer - CEO (Diretor Executivo em livre tradução), Gustavo Gorgulho e pelo Head of Operations (Chefe de operações em livre tradução), Felipe Flausino.

Além dos membros do Cesul Lab, os participantes puderam conversar com o professor Stefano Gazzola, Presidente do Grupo Unis e Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas na sede da instituição e conheceram um pouco mais sobre a história e desenvolvimento do Cesul Lab, bem como da Vertical da Educação.

Hub de Inovação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Está em desenvolvimento no nosso campus, um Hub de Inovação que irá agregar a nova sede do Espaço Maker, Coworking, Núcleo Incubador e um espaço administrativo compartilhado entre atores de fomento à extensão, pesquisa, empreendedorismo e inovação do campus. O Hub será implantado em um antigo prédio que está sendo reformado, próximo à quadra poliesportiva.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, "o Hub de Inovação visa impulsionar e ampliar a atuação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no estímulo ao desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento socioeconômico, fortalecimento dos arranjos produtivos locais, bem como a integração, cooperação e atuação criativa e ativa dos professores, estudantes, técnicos administrativos, colaboradores e comunidade, ou seja, todos que dão vida a essa instituição".

O Espaço Maker, hoje localizado nos fundos do CEaD, receberá uma área mais ampla que permitirá diversas configurações de organização e realização de atividades por todos os membros do Campus Muzambinho. Também estará disponível para a comunidade externa, mediante programação divulgada previamente.

O Núcleo Incubador será regido pela Resolução Consup 21/2020. Estará vinculado à Incubadora de Empresas Mistas (INCETEC), localizada no Campus Inconfidentes.

A incubadora INCETEC e os Núcleos Incubadores instalados nos campi do IFSULDEMINAS têm como missão promover o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do ecossistema inovador e empreendedor regional tendo como base a difusão do empreendedorismo por meio dos Programas de Pré-Incubação e Incubação de Empreendimentos de Base Mista.

Texto da Professora Aracele, com informações e fotos do Cesul Lab e Grupo Unis Varginha.

registrado em: