Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe conquista medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem 2021
Início do conteúdo da página

Equipe conquista medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem 2021

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 10h41 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 11h34

PHOTO 2021 12 07 19 00 13 1Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro foi realizado o Campeonato Brasileiro de Canoagem em Cascavel, no Paraná.

A equipe IFMUZ/ACAM/PMUZ conquistou a 17ª colocação na classificação geral, contando apenas com 3 atletas:

  • GABRIEL LIMA MARTINS - 1º lugar na categoria C1 junior 1000m
  • ANA LUIZA AMARAL FERNANDES DE SOUZA - 2º lugar na categoria C1 menor 500m
  • GABRIEL EDUARDO MALAQUIAS PEREIRA - 4º lugar na categoria K1 menor 100m
  • MARCELO CARMESSANO - 1º lugar KLT2 100m e 1º lugar KLT1 200m

Segundo Thales Bianchi, técnico da equipe, o Campus Muzambinho já tem tradição na modalidade Canoa e apresentou resultados excelentes. No entanto, é necessário destacar o resultado do atleta Gabriel Eduardo, que representa o início das vitórias dos nossos atletas na modalidade Caiaque. Gabriel Eduardo já havia se classicado em competições anteriores e vem obtendo resultados promissores em sua categoria.

Thales ainda ressaltou o excelente resultado obtido pelo atleta da paracanoagem Marcelo Carmessano que conquistou sua quarta medalha de ouro, conquistadas nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021.

O professor ainda se orgulha dos resultados obtidos pelo aluno Gabriel Lima, que já foi apontado como a promessa do esporte pelo medalhista olímpico Isaquias Queiroz e pela atleta Ana Luiza, que foi convocada para disputar o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade.

Convocação para o Sul-americanoPHOTO 2021 12 07 18 59 04

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade será realizado na cidade de Montevidéu no Uruguai, entre os dias 17 a 19 de dezembro de 2021.

A convocação foi realizada levando em consideração os critérios estabelecidos no Plano de Trabalho 2021, os resultados do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2021 e a definição do Comitê de Canoagem Velocidade.

Ana luiza começou a treinar canoagem em 2018 por influência de amigas e atualmente deseja se tornar uma grande atleta e levar o nome da sua cidade e do seu país. Segundo a atleta, tal resultado foi muito importante pois foi a conquista de um objetivo e possibilitará que ela cresça mais no esporte. Ela ainda disse que se inspira muito no atleta Isaquias Queiroz e também no colega Gabriel Lima.

Aos interessados em praticar o esporte, Ana Luiza disse que "a partir do momento que você entra na canoagem, você não será mais só um atleta. Nós nos tornamos uma familia com um sempre apoiando o outro e sempre procurando ajudar o próximo. Com o esporte podemos tirar muitos jovens de vícios". 

Treinamentos

Os treinamentos para o Campeonato foram ainda mais desafiadores por conta da pandemia. Ana Luiza destacou que "Devido à pandemia, o projeto ficou parado um ano e meio, retornando agora em junho, e os treinamentos foram bem intensos para que eu conseguisse trazer esse resultado. Com treinamentos todos os dias, com dois períodos, 10 sessões por semana, com rodagem na água, corrida e musculação".

O treinamento dos atletas Ana Luiza e Gabriel Eduardo foi todo realizado no Centro de canoagem do Campus Muzambinho com um mínimo de 15 horas de treinamento por semana, trabalho de musculação, corrida e atividades na água. Já o atleta Gabriel Lima, desde 2020, integra a Seleção Brasileira de Base e, atualmente, treina no CT Olímpico de Lagoa Santa, com exercícios ocasionais no Centro de Canoagem do IFSULDEMINAS durante seus períodos de férias ou finais de semana.

Gabriel Lima iniciou-se no esporte através do projeto de canoagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Seu trabalho rendeu 5 medalhas em Copas Brasil, a 4° colocação no Campeonato Brasileiro de 2020 e um convite da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa para os treinos da seleção de base que visam preparar os atletas dos próximos dois ciclos olímpicos 2024 e 2028.

A equipe

Os três atletas fazem parte da equipe do Projeto de Canoagem que hoje conta com apoio do IFSULDEMINAS através da disponibilização do centro de canoagem, das instalações do CeCAES; da Prefeitura Municipal que viabiliza alimentação durante as viagens; e da Associação de Canoagem que viabiliza a hospedagem e taxas de inscrição dos campeonatos.

Os alunos tem como Técnico o professor Thales Bianchi e contam ainda com o apoio do bolsista Iago Lino.

Segundo o técnico Thales, "o incentivo à participação dos atletas em campeonatos é a coroação do que eles passaram durante os treinamentos, porque eles vêm para o projeto e fazem as aulas com o objetivo de estar em seu melhor estado para disputar uma competição. Isso garante um estímulo maior para o atleta".

Ele ainda destacou que "o fomento aos esportes de base é importantíssimo para as seleções futuras e para o crescimento dos atletas. Então essa parceria firmada entre o Instituto, a Prefeitura e a Associação é importantíssima para ensinar aos atletas os valores de outras culturas, de outras equipes que encontraremos nos campeonatos e de outras realidades do nosso Brasil".

Ainda não há calendário das disputas de 2022, mas os atletas pretendem participar de campeonatos como a Copa Brasil, campeonato de Maratona e campeonato Brasileiro, além de eventos internos em parceria com Capitólio e com outros centros de canoagem da região.

Campeonato Brasileiro de Canoagem

A competição foi realizada no Lago Municipal Paulo Gorski e contou com 380 atletas - sendo 70 paralímpicos-, de 38 clubes, de 12 estados. Contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cascavel e do Comitê Paralímpico Brasileiro. A organização ficou por conta da Confederação Brasileira de Canoagem.

Isaquias Queiroz, atleta que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, também participou do Campeonato e conquistou a 1ª colocação a prova do C1 1000m, categoria na qual é campeão olímpico e mundial, enquanto seu parceiro Jacky Godmann, com quem foi quarto colocado nas Olimpíadas na prova em duplas, fechou em terceiro.

Os resultados completos de todas as provas podem ser acessados aqui.

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Thales Bianchi

registrado em:
Fim do conteúdo da página