Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do Campus integra equipe vencedora do prêmio Inova Jovem da Unicamp e da 3ª colocação do ITA Challenge
Início do conteúdo da página

Aluna do Campus integra equipe vencedora do prêmio Inova Jovem da Unicamp e da 3ª colocação do ITA Challenge

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h47 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h10

 10.47.01Aluna do Campus integra equipe vencedora do prêmio Inova Jovem 2021 da Unicamp e da 3ª colocação do ITA Challenge.

Luísa Manoela Romão Salles é aluna do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e vem colecionando premiações com seus amigos. A estudante faz parte de uma equipe de estudantes de diversas instituições do país que tem conquistado diversas premiações em olimpíadas e desafios nacionais.

ITA Challenge

logo challenge logotipo 2Sua última conquista foi a 3ª colocação do ITA Challenge do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica.

Luísa fez parte da equipe HELPING, composta também por alunos do Colégio ETAPA III, Colégio Anglo Morumbi, Escola Estadual Professora Marilene de Oliveira Acetto e Colégio Poliedro São José dos Campos. São eles: Kauã Victor Dias dos Santos (aluno do 3º Ano do Ensino Médio Regular Privado), Kayky de Brito dos Santos (aluno do 3º Ano do Ensino Médio Regular Público), Leonardo Matheus Piller Damas (aluno do 2º Ano do Ensino Médio Regular Privado), Luísa Manoela Romão Salles (aluna do 2º Ano do Ensino Médio Técnico Público) e Pedro Fernandes de Oliveira (aluno do 2º Ano do Ensino Médio Regular Privado). Eles competiram até com alunos de doutorado do ITA e receberam como premiação um valor em dinheiro, troféu, certificado e 80 horas no laboratório do Instituto.

De acordo com Luísa, "este desafio buscou estimular o espírito empreendedor dos alunos e desenvolver suas habilidades em criar, desenvolver e gerir negócios criativos e inovadores em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias, aliando o conhecimento teórico ao prático". A principal dificuldade apresentada pelos alunos foram as atividades intensas de pesquisa pois, "ao invés de fazermos apenas um plano de negócios e um canvas, como é de costume em outras competições, tivemos que realizar pesquisas minuciosas e desenvolver um mínimo produto viável. Fora isso, ser do Ensino Médio e competir com alunos de doutorado do ITA foi um tanto quanto desafiador".

A disputa é aberta a alunos de todas as instituições de ensino do Brasil. A competição é uma iniciativa do Laboratório Aberto CCM-ITA e do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) e acontece anualmente, desde o ano de 2013.

Sobre seu preparo para estes desafios, Luísa ressaltou que já possui experiência com empreendedorismo e que, portanto, não necessitou de uma preparação específica. "Atualmente, eu venho traçando uma trajetória no empreendedorismo e, devido a isso, quis me desafiar a nível nacional, competindo com uma ideia de startup que visa auxiliar crianças autistas através de jogos com foco no âmbito socioemocional".

Ela ainda citou que acredita que o estímulo ao empreendedorismo criou raízes dentro do Instituto Federal. E foi no Instituto que a aluna criou sua atual empresa Numisma, de preparação para olimpíadas científicas. De acordo com a aluna, olimpíadas como esta são importantes para o estudante "se desenvolver, além da sala de aula, buscando se entender como indivíduo, e seus gostos pessoais. Além disso, é um fomento à arte de empreender no país, mesmo com todas as barreiras impostas".

Outras informações: https://www.itachallenge.ita.br/

imgpadraoInova Jovem - UNICAMP 2021

Luísa ainda garantiu o 1° lugar na maior competição de empreendedorismo jovem do Brasil, a 8ª edição do Inova Jovem da UNICAMP.

A final da competição ocorreu no dia 22 de outubro e participaram estudantes do ensino médio regular e técnico do país.

As seis equipes finalistas apresentaram os pitches de seus modelos de negócio para a banca avaliadora. E a equipe WeCode foi a grande vencedora e ganhou o prêmio de R$1000 por membro e o certificado.

Luísa fez parte da equipe, composta pelos mesmos alunos vencedores do ITA Challenge Kauã Victor Dias dos Santos, Kayky de Brito dos Santos, Leonardo Matheus Piller Damas, Luísa Manoela Romão Salles e Pedro Fernandes de Oliveira.

Neste ano, os 360 inscritos de oito estados diferentes do Brasil participaram de workshops, treinamentos e mentorias com especialistas e puderam aprender conceitos sobre inovação e como aplicar a metodologia Business Model Canvas (BMC). Após um mês de atividades foram eleitos por banca e por voto popular os times finalistas da premiação.

O evento tem como objetivo apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil e através dele a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.

Outras informações: https://www.inova.unicamp.br/2021/10/22-10-final-inova-jovem-2021/

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Acervo da aluna Luísa Manoela Romão Salles

registrado em:
Fim do conteúdo da página