Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Muzambinho são medalhistas na OBA e MOBFOG

Alunos do Campus Muzambinho são medalhistas na OBA e MOBFOG

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 13h53 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 13h55

9Q6A8170

Na manhã do dia 10 de dezembro de 2021, aconteceu a cerimônia de premiação dos estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que participaram da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Júnior e o professor responsável, Renê Lepiani Dias entregaram aos alunos as medalhas de prata e bronze. Dois alunos foram premiados com medalhas de prata na 24ª OBA e dois estudantes receberam medalhas de bronze na 15ª MOBFOG.

Nestas edições, o Campus contou com a participação de 29 acadêmicos na OBA e dois na MOBFOG. Em decorrência da pandemia, os alunos participantes da OBA do ano de 2020 também receberam suas medalhas: ouro, prata e bronze.

A Olimpíada reuniu quase 500 mil participantes em 2021 e distribuiu aproximadamente 55 mil medalhas. Já a Mostra, contou com a participação de mais de 38 mil pessoas e cerca de 8 mil medalhas foram encaminhadas aos participantes. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também recebeu uma medalha de Honra ao Mestre, concedida ao professor responsável.

Renê Lepiani Dias foi o professor responsável do Campus e de acordo com ele, “incentivar a participação dos estudantes em competições como estas é aumentar o conhecimento nesta temática, [...] dar autonomia para os alunos em seus estudos, além do fato que algumas universidades e institutos federais estão aceitando em seu processo seletivo medalhistas olímpicos, como os medalhistas da OBA”. O professor responsável realiza a mediação entre a comissão organizadora e os participantes das competições, cadastra os alunos na plataforma, encaminha os cartões de acesso e comunica os dias de prova.

IMG 20200310 174951 273O Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Júnior, explica que o Campus Muzambinho fomenta a participação de seus alunos em olimpíadas científicas e o resultado da OBA e MOBFOG é motivo de orgulho para a instituição. “Atualmente, as olimpíadas possuem um papel importante em oportunizar aos estudantes a utilização de vagas olímpicas em diversos Institutos Federais e Universidades Públicas, usufruindo da sua colocação na competição. Além disso, o processo de preparação para participação em qualquer olimpíada tem revelado estudantes com grande capacidade de atuação em determinadas áreas como: Matemática, Geografia, Astronomia , História , Física, entre outras”.

O aluno do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio conquistou a medalha de prata. Tiago Henrique Corrêa da Silva, 19 anos, contou que participa da OBA desde o 6º ano do Ensino Fundamental e neste ano, por ser sua última participação, dedicou-se ainda mais na Olimpíada. “Algumas semanas antes da realização da prova eu procurei revisar alguns conceitos que eu sabia que sempre são cobrados na prova e fiz algumas questões das provas anteriores para já me preparar. Essa olimpíada sempre foi a minha preferida de todas, pois os conteúdos são incríveis de serem estudados e são meus preferidos do Ensino Médio”.

Tiago relatou que quando iniciou seus estudos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho percebeu que teria a possibilidade de preparação para as Olimpíadas e que, com a ajuda dos professores, conseguiria realizar as provas a ponto de obter nota para classificação. “O principal desafio foi o de finalmente me superar como estudante e conseguir me classificar depois de tantos anos tentando. A cada ano que passei durante o ensino do campus, vi que eu melhorava mais a minha nota e nesse último ano, com todo o conhecimento e treinamento que foi possibilitado a mim, eu consegui uma boa classificação”.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e arquivo pessoal de Tiago Henrique Corrêa da Silva