Página inicial > Notícias > TCC's do curso Licenciatura em Pedagogia Ead são apresentados em Congressos Nacionais

Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 09h38 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 09h41

A Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é articulada nas disciplinas TCC I e TCC II, como espaço dinâmico, crítico e reflexivo, onde o acadêmico exercita a pesquisa e a escrita acadêmico-científica, sempre a partir de uma prática vivenciada em um dos componentes curriculares do curso - disciplinas Prática como Componente Curricular (PCC’s),  Estágio Curricular Supervisionado ou Projetos de Extensão e Pesquisa - atividades entendidas pelo NDE do curso como interdisciplinares por excelência.

Dessa forma, a elaboração do TCC se concretiza, ao longo do último ano do curso, explicitando o caminhar acadêmico pelos vários conteúdos curriculares que, ao se relacionarem com a experiência prática em seu futuro campo de atuação profissional, possibilitando-o um olhar sobre a experiência vivenciada na interlocução com o espaço escolar, na problematização da realidade e na proposição e execução de estratégias com vistas a compreendê-la. Cada acadêmico, individualmente, em duplas ou trios, articula seu referencial teórico, por meio do ato de pesquisar (procurar, questionar, refletir, discutir, buscar dados), orientados pela tutoras-orientadoras Ms. Amanda Souza Moraes (Polo Muzambinho); Dra. Magali Inês Pessini (Polo Machado) e Ms. Renata de Fátima Gonçalves (Polo Inconfidentes), e pela docente da disciplina, profa. Ms. Maria Aparecida Lúcio Mendes.

Entendendo que a produção científica é composta não somente pela realização de uma pesquisa, mas também pela divulgação dos seus resultados, e que através da divulgação desses a produção acadêmico-científica deixa de ser uma atividade privada, e se torna uma atividade social, o curso de Licenciatura em Pedagogia EaD incentiva e estimula seus acadêmicos a submeterem seus trabalhos em Congressos, Revistas especializadas, entre outros.

Como resultados desse trabalho conjunto, muitos acadêmicos têm vivenciado novas oportunidades, descoberto o gosto pela pesquisa, entendendo a importância do ato de pesquisar para que se tome a pesquisa como uma forma de conhecer e compreender a realidade para agir sobre ela e transformá-la. Nesse processo, destacamos a produção da segunda turma do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD - Turma 2018:

Polo Inconfidentes:

Os estudantes publicaram vinte e dois resumos expandidos nos anais no Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas (2021); um resumo no evento XIV ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. Além desses, dois artigos com os temas “Comunicação não violenta” e “Psicomotricidade na Educação Infantil” foram enviados para revistas científicas da área de educação.

Polo Machado:

Os estudantes publicaram vinte e dois resumos expandidos no Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas (ano de 2020 e 2021), sendo que desses, dois viraram artigos no e-book “Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios - Volume 3”; um artigo científico publicado na Revista Trilhas Pedagógicas (v.14) e dois trabalhos submetidos para um periódico científico seguem aguardando decisão editorial.

Polo Muzambinho:

Foram publicados dezessete resumos expandidos no Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas (2021), um trabalho apresentado no V COBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização (Florianópolis - SC) e um trabalho no Congresso Internacional Freire e Vigotski: Educação Pública Emancipatória (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2021.

Link das publicações:

Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. Acesse os Anais 2020.

Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. Acesse os Anais 2021.

XIV ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (Acesse aqui)

E-book: Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios (Acesse aqui)

Revista Trilhas Pedagógicas. Artigo (Acesse aqui)

V COBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização (Florianópolis - SC) (Acesse aqui)