Página inicial > Notícias > Conheça o espaço de convivência do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Conheça o espaço de convivência do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 13h47 | Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2022, 13h54

9Q6A00271Com o retorno das atividades presenciais, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho disponibilizou à comunidade acadêmica o seu novo Centro de Convivência.

O centro, coordenado pelo Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte - SELCA, conta com sala de música, espaço para atividades culturais, artes cênicas e salão de jogos com tênis de mesa, pebolim, xadrez, jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, "a ideia da criação de um espaço com mais vida para o Setor de Lazer, Cultura e Arte (SELCA) do Campus Muzambinho surge da própria observação de nossos estudantes. Canalizamos esforços para adaptar estruturas já existentes, equilibrando o resultado esperado com a viabilidade financeira das melhorias. Agora, no SELCA, os estudantes poderão contar com vestiários, com possibilidade de banho, totalmente novos, salão de jogos com mesas de sinuca e tênis de mesa, jogos virtuais com videogames, jogos de tabuleiro, pebolim, prática de xadrez ou simplesmente descanso no conforto de “puffs”. Fizemos também a renovação de todo nosso material esportivo com centenas de bolas e implementos para as diversas práticas esportivas".

9Q6A00061Renato ainda destaca que, "seguramente, com o período da retomada das aulas presenciais, o SELCA será um dos principais pontos de encontro dos nossos estudantes aqui no Campus Muzambinho. Na realidade,toda esta estrutura, se articulada com a rotina de ensino dos estudantes, deve ser considerado como mais um espaço de aprendizagem".

Segundo o Coordenador Esportivo, Antônio Sérgio Maritam Jr., trata-se de um espaço inédito onde os interessados podem frequentar com objetivo de entretenimento, treinamento ou descanso. De acordo com Antônio, quem frequentar o espaço poderá aproveitar o seu tempo livre com diversas opções. "Buscamos disponibilizar diversas atividades de esporte, lazer, cultura e arte para que os alunos possam escolher quais são as suas opções favoritas. Estamos vindo de dois anos difíceis, sem os alunos aqui que são a essência da escola. Então acredito que esse espaço vai ser muito bom para o aluno que sentiu essa dificuldade e ficou esse tempo todo 'sem lugar'".

9Q6A00181Antônio Sérgio ainda ressalta que este é um espaço de convivência entre alunos internos, semi-internos e externos. Além de servidores e demais integrantes da comunidade acadêmica. A ideia é disponibilizar um lugar agradável que possa incentivar a prática de atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas de forma livre. O Coordenador ainda ressalta que no espaço todos poderão utilizar os instrumentos, games e demais itens disponíveis com a finalidade de lazer, quanto aproveitar o espaço para práticas e treinamento para competições.

9Q6A0117E-sports

O espaço conta também com games que poderão ser utilizados para treinamento de equipes de e-sports.

Tradicionalmente, a instituição promove campeonatos dessa modalidade esportiva. Aqui no Campus Muzambinho, o clube de e-sports promove o Arena E-sports IFMUZ através dos torneios de Valorant e de League of Legends.

Durante a pandemia, a Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais promoveu o e-JIF, com campeonatos de Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena.

O IFSULDEMINAS marcou presença na competição de Free Fire, xadrez e se destacou no League of Legends (LOL), obtendo o terceiro lugar, dividindo o pódio com o Instituto Federal de Alagoas e o Colégio Pedro II.

A ideia de disponibilizar tais jogos no centro de convivência é garantir momentos de lazer aos interessados e também um espaço para que as equipes do Campus possam se preparar para as competições de e-sports.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: