Página inicial > Notícias > Produtos criados através do edital do ELITT serão comercializados a partir do dia 28/03

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 16h20 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 12h32

20220324 153059A partir do dia 28 de março estarão disponíveis para comercialização os produtos desenvolvidos por estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, através do Edital de Apoio e Desenvolvimento do Empreendedorismo e Cooperativismo na comunidade acadêmica do Campus Muzambinho.

Através da iniciativa, organizada pelo Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT, foram selecionadas 9 propostas. Destas, 8 equipes disponibilizarão seus produtos para vendas na Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho - COOPAM, sendo eles:

• Palmito de Bananeira;
  • Cerveja com Mel;
  • Hidromel;
  • Composto para Higienização Bucal;
  • Pomada Cicatrizante à base de Mel e Própolis;
  • Hidratante Labial à base de Cera de Abelha, Própolis e Mel;
  • Isotônico de Mel;
  • Leite Condensado Prebiótico com Inulina.

20220324 153745Cada uma das equipes recebeu cerca de R$1660,00 (mil, seiscentos e sessenta reais) para serem utilizados no desenvolvimento de seus produtos. Esse quantitativo foi determinado na divisão dos R$15.000,00 (quinze mil reais) disponibilizados pela COOPAM. As equipes ainda receberão uma participação de 60% sobre a venda dos produtos efetivamente comercializados no período de acompanhamento e os demais 40% ficarão para a Cooperativa.

Segundo o coordenador do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia, Héber Rocha Moreira, "o edital teve como objetivo formar empreendedores dotados de visão estratégica, capazes de identificar problemas e encontrar soluções de forma sistêmica e eficaz, otimizando processos e uso de recursos. Para isso, as equipes tiveram que identificar oportunidades e propor produtos para serem comercializados na COOPAM".

20220324 154827Ainda segundo o Coordenador, "a vantagem de participar de um edital como este é ter a oportunidade de transformar uma ideia em realidade e, no processo, aprender novas habilidades, desenvolver novas atitudes, desenvolver o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de resolver problemas e aprender a lidar com conflitos, além de ter a visão ampliada em relação as questões de empreendedorismo e inovação e, porque não, enxergar novas oportunidades de negócios".

Todos produtos estarão disponíveis para venda a partir do dia 28/03, no ponto de vendas da COOPAM.

20220324 153838O edital do ELITT

Heber destacou que a ideia do edital surgiu dentro do ELITT do Campus Muzambinho, "no seu esforço de despertar e desenvolver a cultura empreendedora e inovadora no Campus, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes. E, a intenção era de ir além das capacitações que já haviam sido ofertadas no Campus, que geralmente ocorrem através de palestras e cursos. Nisto, buscou-se uma forma na qual os participantes pudessem, além de conhecer, vivenciar o empreendedorismo e a inovação. Isto culminou neste edital, no qual os participantes puderam se capacitar e ter a experiência de criar, produzir e comercializar um produto".

Para criação do edital os membros do ELITT contaram com o apoio da equipe da Gestão do cCampus, que forneceu a estrutura e os meios para realização do edital; e da COOPAM, que forneceu apoio financeiro para custeio das equipes e espaço para a comercialização dos produtos.

25 03 2022 12 37 02O curso de empreendedorismo

A fim de contribuir com o processo de desenvolvimento dos produtos, todos selecionados no edital participaram de um acompanhamento dividido em três etapas:

• Fase 1 – Capacitação;
  • Fase 2 – Execução;
  • Fase 3 – Acompanhamento ou Proteção Intelectual.

De acordo com o Coordenador Héber, "o curso de empreendedorismo ocorreu à distância, por meio da Plataforma Moodle do Campus e forneceu as bases teóricas e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos produtos e criação e gestão de negócios. Foram ministrados conteúdos como: Empreendedorismo; Inovação; Ideação e Oportunidade; Canvas; Desenvolvimento de Produtos; Startup; Método de Solução de Problemas; Gestão de Projetos; e Propriedade Intelectual. O curso foi ministrado por professores externos ao Campus, com vasta experiência em empreendedorismo e inovação".

20220325 105252 2A Coordenadora do Curso de Empreendedorismo, Alini Kashi Kawashita Rocha, ainda destacou que "este curso de 12 semanas foi extremamente importante, porque cada um atua em uma área. Há estudantes da Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia e etc. E o empreendedorismo era um tópico que eles não tinham muito conhecimento. Neste curso, eles aprenderam cada etapa de desenvolvimento em aulas síncronas com os professores até o resultado final. Então estou extremamente orgulhosa de ter acompanhado cada passo dos alunos e sei que os produtos serão um sucesso".

Alini ainda destacou que neste curso os estudantes puderam entender como é a criação de uma empresa e não apenas como se dá o desenvolvimento de um produto. O curso contemplou etapas desde a criação do produto até sua comercialização. "Como eu já fui uma empreendedora e não conhecia essas etapas, eu vejo o quanto isso vai ajudar os alunos, não somente no desenvolvimento destes produtos, como na vida deles", citou Alini.

Estudantes que tenham interesse em desenvolver produtos e que precisem de apoio para tal iniciativa, poderão participar dos próximos editais ou entrar em contato com o Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT para solicitar orientações.

Dúvidas podem ser enviadas para elitt.muzambinho@muz.ifsuldeminas.edu.br

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: