Página inicial > Notícias > Curso de Ciências Biológicas promove feira de Ciências para recepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 07h54 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 07h56

9Q6A0214No dia 17 de março de 2022, foi realizada a Feira de Ciências do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Um evento promovido pelos programas institucionais de bolsas de iniciação à docência - Pibid e Pró-licenciaturas, fomentados pela Capes e Reitoria do IFSULDEMINAS.

Esse evento fez parte da recepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados, assim como o tour pelos diferentes setores do campus.

Os projetos científicos apresentados na feira foram construídos durante a condução dos programas no formato remoto emergencial. No total, 21 acadêmicos dos anos iniciais do curso de licenciatura em Ciências Biológicas são vinculados a estes programas de iniciação à docência.

Foram apresentados na feira de ciências, seis projetos diferentes intitulados:

• Conscientização: Processo químico e resposta biológica advinda do uso do tabaco;
  • Educação Ambiental com a Confecção de Composteira;
  • Óleo reciclado - danos com o desperdício incorreto do óleo e reciclagem como forma de reaproveitamento em forma de sabão e vela;
  • PANCS: O que são? Sua importância proteica na alimentação;
  • Plantas medicinais e suas propriedades;
  • Reciclagem como meio para sustentabilidade.

Para a coordenadora de área, Juliana Cristina dos Santos, foi um momento muito importante para os estudantes. "Os programas Pibid e Pró-licenciatura iniciaram em outubro de 2020 e tiveram que se adaptar durante a pandemia da Covid-19. E foram executados, em quase sua totalidade, no modelo remoto emergencial.  Assim, todos estavam ansiosos com o retorno das aulas no campus e a espera de ter uma primeira e única oportunidade de contato com os estudantes de forma presencial, já que o programa se finda em março de 2022".

Juliana ainda destacou que "os acadêmicos ficaram entusiasmados com essa oportunidade e se dedicaram para que o evento ocorresse. Estes programas institucionais de iniciação à docência são extremamente relevantes para a formação dos acadêmicos, pois há uma gama de atividades realizadas, tais como: elaboração de planos de aulas, condução das aulas, desenvolvimento e condução de projetos didáticos e científicos, elaboração de escrita científica, seja para a elaboração de resumos ou artigos, confecção de atas, produção de blogs, divulgação dos resultados nas mídias sociais e, durante o ensino remoto, o aprendizado de várias ferramentas tecnológicas para implementação nas aulas".

De acordo com a coordenadora, "é nítido o amadurecimento e a segurança que os estudantes adquiriram ao longo de todo esse processo educacional. A feira de ciências nos mostrou isso, foi um momento de muito diálogo com a comunidade acadêmica demonstrando, por exemplo, formas sustentáveis de reutilização de produtos que são descartados de forma incorreta, maneiras alternativas de alimentação saudável ou conscientização a respeito de produtos químicos que causam dependências e malefícios a saúde. Considero que foi um momento de muito aprendizado e de troca de experiência entre os participantes. Agradecemos de forma especial aos professores Cristiane Bashiyo da Silva e Antônio Durante que foram supervisores dos programas e participaram de forma efetiva junto aos acadêmicos de licenciatura".

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: