Página inicial > Notícias > Reuniões do Clube do Livro voltam ao modo presencial na Biblioteca Monteiro Lobato

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 09h03 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 09h04

WhatsApp Image 2022 03 30 at 17.08.36As reuniões do Clube do Livro do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho retornaram ao modo presencial na Biblioteca Monteiro Lobato

Durante a pandemia, o projeto migrou para o ambiente on-line e agora os alunos puderam se encontrar presencialmente.

Segundo a bibliotecária, Beatriz Aparecida da Silva Vieira, "depois de dois anos reunindo de maneira virtual para conversar sobre nossas leituras, finalmente pudemos nos encontrar presencialmente na Biblioteca Monteiro Lobato. Foi um momento excepcional, pois pudemos conversar sobre nossas leituras de férias e as realizadas na pandemia e compartilhamos nosso amor pela leitura. Foi servido um cafezinho em meio a uma conversa descontraída. Ao final foram elencados alguns livros para votação de nossa próxima leitura. No dia seguinte, o livro mais votado e que será nossa leitura para o mês de abril é Vinte mil léguas submarinas de Júlio Verne".

Beatriz ainda explicou que "o projeto visa implementar estratégias de incentivo à leitura para a comunidade acadêmica e externa do campus Muzambinho. Trata-se de um grupo que aprecia a leitura e gosta de compartilhar suas impressões sobre um livro previamente lido. Pretende-se aguçar o gosto pela leitura através de livros e autores variados bem como alcançar a leitura crítica".

A estudante do curso de Medicina Veterinária, Isadora Villas Bôas Souza, integrante do clube do livro desde seu início no segundo semestre de 2019, ressaltou que o que mais gosta no clube é "do acolhimento e da possibilidade de falar, demonstrar minha opinião sem ser julgada. Os integrantes do Clube sempre foram muito abertos, respeitosos. Isso abre uma liberdade muito grande para o compartilhamento de ideias de uma forma muito leve e, ainda assim, intensa".

Isadora relatou que começou a participar do clube porque sempre teve interesse pelo português "tanto na parte gramatical, quanto na literatura. Desde pequena, sempre fui muito incentivada a ler e tenho uma paixão imensa por livros. Até mesmo cogitei cursar letras, mas acabei optando por medicina veterinária. O Clube do Livro foi uma forma de conciliar algo que amo com o curso que escolhi. Fiquei extasiada ao saber da criação do Clube e da oportunidade de compartilhar experiências, então de pronto entrei".

A estudante, que tem como livros favoritos as obras "Cem anos de solidão" e "Dona Flor e seus dois maridos" citou ainda as vantagens e desvantagens de se participar de um clube do Livro. "Começando pela desvantagem, acredito que seja a "prisão" a um livro específico - muitas vezes não é um que cativa, porém esse mesmo fator tem o lado interessante de proporcionar novas realidades. Como vantagens, acredito que se encaixam a possibilidade de compartilhar experiências com a leitura, o contato com novas discussões, contato com outros pontos de vista. O leitor costuma ter uma certa dificuldade por não encontrar tantas pessoas interessadas em ouvir sobre essa temática, então é um ambiente muito propício a esse acolhimento".

Isadora ainda aproveitou para agradecer pela oportunidade de fazer parte do Clube. "Me ajudou muito em momentos difíceis, agindo como uma válvula de escape. Conheci pessoas muito importes e pelas quais tenho muito carinho a partir do Clube. E também tenho muito a agradecer à Beatriz, que sempre foi tão aberta a sugestões e que proporcionou esse Clube incrível".

Gostou da ideia de fazer parte de um clube do livro? A adesão ao Clube pode ser feita no balcão da biblioteca.

Saiba mais através das redes sociais:

Facebook: @clubedolivromuzambinho

Instagram: @clube_do_livro_if