Página inicial > Notícias > Mestrado profissional em Educação física realiza sua aula de inauguração

Mestrado profissional em Educação física realiza sua aula de inauguração

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 11h59 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 12h02

9Q6A9891As aulas do curso de mestrado profissional em educação física em rede nacional (PROEF - IFSULDEMINAS) tiveram seu início nos dias 01 e 02 de abril, no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Segundo o coordenador adjunto, Mateus Camargo Pereira, "trata-se do primeiro mestrado do Campus Muzambinho e o primeiro em educação física da rede federal, cumprindo-se a proposta de verticalização do ensino, ou seja, a oferta de cursos nos mais diversos níveis, da educação básica à pós-graduação strictu sensu".

A adesão do IFSULDEMINAS ao PROEF foi realizada em novembro de 2021, após edital de seleção nacional no qual a instituição concorreu a uma vaga na ampla concorrência, com instituições do centro e sul do país. Selecionado em 2º lugar, o polo local configurou-se como um dos 18 polos coordenados pela UNESP.

O mestrado profissional em educação física em rede nacional é voltado para professores de educação física efetivos, atuantes na educação básica. O corpo docente do PROEF IFSULDEMINAS é composto pelos professores Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão e Mateus Camargo Pereira (campus Muzambinho), Heidi Jancer Ferreira (campus Poços de Caldas), Daniel Teixeira Maldonado (IFSP) e Samara Barreto de Moura Abreu (IFCE).

O evento de lançamento foi dividido em dois dias: na sexta-feira foi realizada a solenidade de abertura do programa local que contou com a presença da Pró Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira; da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; das coordenadoras do curso de Educação Física, Elisângela Silva e Daniela Gomes Martins Bueno; da Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Muzambinho, Ariana Vieira; da Secretária de Educação e vice prefeita, profª. Heloísa Helena Magalhães; dos coordenadores do PROEF IFSULDEMINAS, professores Arnaldo Pinheiro Sifuentes Leitão e Mateus Camargo Pereira; além de estudantes de graduação, ingressantes da pós-graduação e docentes do curso de Educação Física.

O lançamento também contou com a participação da coordenadora nacional do PROEF, profa. Denise Ivana de Paula Albuquerque e teve a aula inaugural proferida pela profª. Dra. Dinah Vasconcellos Terra, da Universidade Federal Fluminense, com o tema “A produção de conhecimento entre Universidade e Escola: Ressonâncias entre atos de Narrar a vida e formação docente”.

Ainda de acordo com Mateus Camargo, "no sábado, as atividades ocorreram no Campus Muzambinho, no setor de café, portanto agradecemos a contribuição do professor José Marcos e do estudante Fábio. Ambos explicaram os processos de produção, colheita, beneficiamento, torra, moagem e consumo do café, importante cultura da nossa região, suscitando memórias e narrativas sobre o café na vida de docentes e estudantes ingressantes. Posteriormente, já no centro de Muzambinho, foram levantadas informações sobre a história da Educação e Educação Física na cidade, refletindo sobre processos de consolidação, contradições e desafios para a democratização da educação. Por fim, o CeCAES sediou o encontro entre os discentes e docentes, os quais puderam compartilhar narrativas elaboradas como possibilidades para os ingressantes produzirem suas próprias memórias para o próximo encontro presencial, no final do mês de abril".

TEXTO: Mateus Camargo Pereira

IMAGENS: ASCOM e Mateus Camargo