Página inicial > Notícias > Quinta Cultural é realizada em homenagem ao mês internacional do livro

Quinta Cultural é realizada em homenagem ao mês internacional do livro

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 13h05 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 13h07

IMG 20220428 112154A Quinta Cultural, realizada no dia 28 de abril, teve como tema o "Mês Internacional do Livro" e foi organizada pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, por meio do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes, em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato.

A responsável pela biblioteca do Campus Sede, Beatriz Aparecida da Silva Vieira, fez a abertura agradecendo a presença de todos e falou sobre a importância da leitura que, para ela, é fundamental não somente para os estudantes, mas para todo cidadão. Segundo Beatriz, a leitura abre portas para um mundo infinito de possibilidades, além de favorecer aspectos como empatia, aumento de vocabulário e visão crítica do mundo.

O Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, também foi convidado para ler o poema de sua autoria: "Ser criança"; que foi escolhido pela editora Vivara durante a Seleção Poesia Brasileira para composição do livro Poetize 2022.

Todos presentes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos através de declamações e apresentações de músicas ao vivo. Os estudantes dos cursos Técnicos integrados ainda atrelaram a “prenda do terceirão” ao tema do evento, participando fantasiados de personagens de livros e filmes.

A decoração do evento foi elaborada pela estagiária de pedagogia, Tatiana Tavares Costa, que criou toda a decoração e temática considerando o quesito sustentabilidade, com a reutilização de materiais. Destaca-se a elaboração do painel de fundo que contou com desenhos feitos pelas estudantes da educação básica, Mariana Silva Vieira e Laís Antônio Martins.

Para Beatriz, "eventos como este, em parceria com outros setores do campus Muzambinho, reforçam a importância dada à leitura e fazem parte das muitas estratégias de incentivo à leitura em que, por meios variados, é possível aguçar a curiosidade dos alunos a conhecerem a Biblioteca e os livros". Ela destacou também outros projetos da Biblioteca Monteiro Lobato, como o Clube do Livro onde há reuniões para debater sobre um livro previamente lido: “Após dois anos de reuniões on-line é grande a satisfação em reunir, novamente, de maneira presencial e compartilhar nosso amor pelo mundo da leitura”.

A Coordenadora da CGAE, servidora Clélia Mara Tardelli, agradece e parabeniza a equipe do SELCA, composta pelos supervisores esportivos e estagiários de educação física e pedagogia que, conforme ela, vem demonstrando uma sintonia importante para o sucesso das quintas culturais, bem como agradece a equipe da biblioteca, o apoio da estudante Caroline Scarabelin e a participação e presença de todos os estudantes do Campus Muzambinho.

O próximo evento está marcado para 26 de maio e a temática será definida junto aos discentes. Aguardem!

TEXTO: Clélia Mara Tardelli

registrado em: