Página inicial > Notícias > Projeto PIBID do curso de Educação Física é divulgado pela CAPES em comemoração ao dia da Educação

Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 07h53 | Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 08h02

0592602b 94dd 4dff b4c7 7e854bce900aNo dia 28 de abril a CAPES celebrou o Dia da Educação divulgando alguns cases de sucesso. Um deles foi o projeto do PIBID IFSULDEMINAS - Pedalando na educação física escolar.

O TEXTO COMPLETO PODE SER ACESSADO AQUI

Segundo o docente e coordenador do subprojeto do PIBID da Educação Física, Arnaldo Sifuentes Leitão, o projeto foi desenvolvido diante de uma demanda do isolamento social da COVID-19. "No período de pandemia tivemos que reinventar nossos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, o subprojeto de Educação Física do PIBID no IFSULDEMINAS-Muzambinho, por intermédio dos supervisores e bolsistas, buscou alternativas para viabilizar as aulas no ensino remoto na Educação Física. O projeto "Pedalando na Educação Física Escolar" surge como uma possibilidade de fomentar a construção de materiais didáticos digitais mais próximos das realidades das escolas, que estejam conectados com as demandas dos(as) professores(as) e estudantes. A iniciativa em parceria com as secretarias de Educação de Monte Belo e Juruaia contou com a participação de mais de 600 alunos e contribuiu significativamente para formação docente dos nossos alunos bolsistas e supervisores".

Arnaldo ainda destacou que "a publicação desta matéria pela Capes no dia da Educação é um reconhecimento deste esforço e luta por investimento na formação de professores no Brasil".

O projeto foi idealizado a partir do aumento do uso de bicicletas no sul de Minas, observado por professores do IFSULDEMINAS que identificaram o potencial do veículo como conteúdo para suas aulas. A partir de discussões nos encontros do Programa Institucional de Iniciação à Docência, uma ação da CAPES para a formação de profissionais de educação, os participantes decidiram abordar o tema com os alunos do ensino fundamental.

De acordo com o site do Ministério da Educação "o investimento da CAPES por meio do PIBID, aliado ao empenho de professores, estudantes e suas famílias, é exemplo para o Dia da Educação, celebrado nesta quinta-feira, 28 de abril.  A data foi estabelecida no Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O encontro — considerado um marco para o ensino global — aconteceu em Dakar, capital do Senegal, em 2000, com a participação de 164 países, incluindo o Brasil.

Cerca de 630 alunos, coordenador, supervisor e 6 bolsistas integram o projeto, que atende à escolas das cidades de Muzambinho, Monte Belo e Juruaia.

De acordo com o Coordenador do Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira, "a produção e distribuição de materiais para os estudantes das redes de Monte Belo e Juruaia significou uma grande alternativa para o momento remoto. A educação física conseguiu se manter viva no período, estimulando a curiosidade dos estudantes sobre temas importantes no cenário atual".

TEXTO: ASCOM

registrado em: