Página inicial > Notícias > Estudante do Campus visita sede de Biologia Marinha em Santa Marta - Colômbia

Estudante do Campus visita sede de Biologia Marinha em Santa Marta - Colômbia

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 10h47 | Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2022, 11h38

PHOTO 2022 05 30 11 40 04 1O estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Ramon de Souza Marques, foi convidado para conhecer e participar de atividades na sede de Biologia Marinha em Santa Marta, Colômbia.

Ramón está fazendo intercâmbio estudantil na Universidade UTADEO em Bogotá.

Durante a experiência, ele participou de classes, atividades práticas em laboratório e pesquisas sobre contaminação do mar, solo, peixes e plantas marinhas. Também teve a oportunidade de observar pesquisas de monitoramento e quantificação de microplásticos na água, nos sedimentos e peixes marinhos, participou de um projeto com tartarugas e fez mergulho com estudantes e pesquisadores.

Segundo o estudante, “a oportunidade foi incrível tanto no campo teórico, quanto no prático. Na teoria e na pesquisa é impresionante como os trabalhos de investigação são minuciosos e seguem uma metodologia severa para que a sociedade tenha os dados em forma de publicações científicas. No caso dos microplásticos, os pesquisadores tem que coletar as amostras e buscar, contar e pesar todos os micro resíduos encontrados em microscópio, uma tarefa muito difícil que exige muita dedicação e uma equipe muito sincronizada de trabalho".

Ele ainda ressaltou que "a prática de mergulhar e ver a vida marinha de perto, com explicações e esclarecimentos de profissionais, nos faz refletir muito sobre o nosso no planeta. O mar é como um planeta alienígena diante dos nossos olhos e esse lindo ecossistema está aqui desde muito antes de chegarmos, e está extremamente ameaçado pelos efeitos e danos causados por nossa espécie, isso é muito triste e a cada dia o tempo para mudanças drásticas do nosso comportamento diminui”.

registrado em: