Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho realiza colheita de milho superando a média nacional

Campus Muzambinho realiza colheita de milho superando a média nacional

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 12h33 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 12h21

PHOTO 2022 06 02 11 18 20O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho superou a média nacional na última colheita de sua plantação de milho. De acordo com o Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola, Carlos Eduardo Machado, a quantidade colhida em 2022, foi de 20 toneladas em três hectares, uma média 6,67 t/ha, diante da média nacional de 5,3 t/ha, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.

Ele esclareceu que essa grande colheita ocorreu devido a diversos fatores. "O clima foi favorável para o desenvolvimento da planta, tendo chuvas na hora certa para a cultura, favorecendo o balanço hídrico, controle de doenças e insetos prejudiciais à cultura com monitoramento, a escolha do híbrido [semente] adequado para a região, com resistência a doenças, e que melhor apresentou resultados produtivos para nós até o momento. É importante pontuar que houve suprimento de milho ensilado, por isso esta área foi deixada para colheita de grão, mesmo não sendo um híbrido recomendado para grão e apresentou um ótimo resultado".

PHOTO 2022 06 02 11 18 31Segundo o Coordenador, a produção de milho regional não obteve resultado tão satisfatório. "Há relatos na região de que o excesso de chuvas no momento da polinização causou uma pulverização do grão, ou seja, não deixando o pólen entrar em contato com o cabelo do milho, diminuindo a fecundação e gerando espigas com falhas". A fim de garantir uma colheita eficiente, ele recomendou "a utilização do zoneamento climático indicado, posicionando o híbrido adequado na região recomendada e na época ideal. Além do monitoramento fitossanitário constante, para os manejos adequados com sustentabilidade".

O Coordenador ressaltou ainda que, aqui na Instituição, durante anos, as colheitas realizadas eram de milho forrageiro para ensilar e não apenas com o objetivo de colheita de grãos. A colheita atual será destinada à fábrica de ração para processamento de ração e proteinado para utilização nos Setores da Zootecnia 3 - gado de corte e gado de leite, assim com o gado da fazenda de Guaxupé.

PHOTO 2022 06 02 11 18 15Também atuam no setor os Operadores de Máquinas Agrícolas, Celso Salomão, Luiz Carlos Rios e Luiz Donizete Bueno. Além dessa equipe, houve orientação técnica dos professores Ariana Vieira Silva e Felipe Campos Figueireido e apoio da empresa Biomatrix, que através da parceria com o professor José Sérgio de Araújo, doou parte da semente utilizada nas áreas da Fazenda Escola.

O Coordenador Carlos Eduardo Machado ainda aproveitou a oportunidade e agradeceu o comprometimento e dedicação da equipe do Setor de Mecanização Agrícola do Campus Muzambinho e da Coordenação Geral de Produção.

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Carlos Eduardo Machado