Página inicial > Notícias > Centro de Formação de Bombeiro Civil oferta curso sobre Atendimento Pré-Hospitalar

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 17h41 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 13h48

PHOTO 2022 06 10 11 40 52 1Nesta última quinta-feira, dia 08 de junho, o Centro de Formação de Bombeiro Civil ofertou um curso sobre Atendimento Pré-Hospitalar para diversos servidores e estudantes da Instituição..

O Atendimento Pré-Hospitalar - APH, serve para garantir o atendimento inicial emergencial, realizado fora do ambiente hospitalar. De acordo com Carlos Oliveira, Diretor do Centro de Formação de Bombeiros Civis e Subtenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o curso foi ofertado visando garantir "que as pessoas adquiram conhecimento para que consigam salvar outras vidas, resgatar e saber o que fazer até chegar o atendimento mais próximo".

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a identificar vítimas clínicas, vítimas de traumas, desmaios e síncopes. Bernardo Hassn Kally, Vice-Diretor do centro de formação, citou que foi dada "ênfase ao fato de que hoje, no Brasil, uma das principais causas de morte de vítimas clínicas é a parada cardiorespiratória. Então eles aprenderam todas as manobras, até a ressuscitação e a entrega para o hospital".

Ainda segundo o Vice-diretor, a "primeira coisa que a pessoa tem que saber é que ela precisa salvar uma vida e, para fazer isso, ela tem que saber como agir. Ninguém nasce sabendo tudo. Por isso a gente leva esses cursos adiante, para trocar conhecimento. O pouco que sabemos, queremos passar para as pessoas. Porque vidas são importantes e mexer com elas é mais importante ainda".

A ação, organizada pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando - CGAE junto ao Laboratório de Enfermagem, teve como objetivo ofertar o curso aos servidores que atuam diretamente com os estudantes, "já que o número de alunos que temos em nossa escola é muito alto e estamos sujeitos a acidentes é importante que as equipes estejam capacitadas. No curso, nós solicitamos que fosse abordada a questão da saúde mental, um tema que muito nos preocupa enquanto Coordenação de Assistência Estudantil. O objetivo foi capacitar os servidores para que, em uma eventualidade, eles possam atender da melhor maneira possível os nossos alunos, servidores e demais pessoas que estiverem em nossa instituição e precisarem de atendimento, até que a vítima ou acidentado seja encaminhado para unidade hospitalar e receba os cuidados necessários", citou a Coordenadora da CGAE, Clélia Mara Tardelli.

Clélia ainda destacou que, "o público principal foram os monitores de alunos, vigilantes, porteiros, funcionários dos setores, docentes da enfermagem, estudantes que estão fazendo estágio em enfermagem, orientação educacional, assistente de alunos e demais técnicos que tenham envolvimento com os alunos e que manifestaram interesse na ação".

TEXTO: ASCOM

IMAGEM: Clélia Mara Tardelli