Página inicial > Notícias > VI Encontro de Profissionais e Estudantes da Área da Saúde promoveu debate sobre o protagonismo da Enfermagem no cenário da COVID-19

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 13h20 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 13h49

9Q6A1154Foi realizado, no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o VI Encontro de Profissionais e Estudantes da Área da Saúde com o tema "O Protagonismo da Enfermagem no cenário da COVID-19".

O Encontro teve o objetivo de celebrar a semana da enfermagem, reforçar a importância da escolha desta profissão e capacitar os estudantes frente a temática da COVID-19. O Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são comemorados em 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo que nasceu nesta data. Já no dia 20 de maio é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar, voluntariamente, em combates militares.

"As comemorações referentes ao dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem evidenciam a valorização e a motivação profissional da equipe na assistência de enfermagem. Associar os conhecimentos científicos, as habilidades técnicas e a humanização através do diálogo e de discussões entre os pares, oportunizam a vivência para o futuro profissional no mundo do trabalho e, principalmente, viabiliza o aprimoramento coletivo de todos. Ainda mais considerando o papel fundamental destes elementos na pandemia de COVID-19", citou o professor Fabrício dos Santos Ritá

De acordo com a estudante e membro da comissão organizadora, Juliana de Los Rios, além de celebrar tais datas, a semana da Enfermagem é importante devido às demonstrações de "como é o dia a dia de um profissional de Enfermagem, tudo que ali enfrentam, o amor que sentem pela profissão e etc. Isso nos faz querer, cada vez mais, amar e fazer parte dessa profissão que mostra o carinho e o amor pelo próximo. Muitas vezes doamos a nossa própria vida e saúde para cuidarmos de um paciente".

Ela ainda destacou que organizar este evento foi um grande incentivo ao trabalho em equipe. "Você se doa para sair tudo muito perfeito, pensa nos detalhes e, no fim, é gratificante ver o resultado do seu trabalho e o olhar dos alunos e dos professores para tudo que ali foi feito. A gente sempre quer fazer mais, pena que o tempo é curto para todas as ideias. Todos ajudam. Ganhamos brindes para sortearmos para os alunos, lembranças para os palestrantes e para nossos mestres, professores maravilhosos que nos passam seu conhecimento, nos ensinam a ser bons profissionais, a termos ética e contribuirmos com a humanização em qualquer lugar que estivermos. Sem eles esse evento não seria possível. Por isso esse evento foi maravilhoso e posso dizer que já estamos prontos para trabalharmos em equipe, com muito orgulho! Juntos, salvando vidas".

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em: