Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Técnicos administrativos do Campus Muzambinho participam de dinâmica integradora
Início do conteúdo da página

Técnicos administrativos do Campus Muzambinho participam de dinâmica integradora

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 16h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 16h56

 Nesta quarta-feira, 17 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou trilha de Orientação e Atividade em Equipe com os Técnicos Administrativos da Instituição. Os servidores foram divididos em quatro grupos para desenvolverem uma atividade pedagógica com o tema “É meu, é seu, é nosso!”.

As equipes receberam os nomes de aves comumente observadas pelo Campus: Maritaca/Tucano, Sabiá/Canário, Gralha/Seriema e Curicaca/Carcará. Os servidores receberam coletes para diferenciar as equipes e foram direcionados aos pontos de concentração para o primeiro momento de interação. Antes do início das atividades, os participaram de uma ginástica laboral orientada por uma das bolsistas do curso de Educação Física do Campus.

A atividade pedagógica que veio a seguir teve como objetivos exercitar as competências colaborativas, habilidades emocionais, criatividade, capacidade de enfrentamento para desafios reais, criação de um ambiente reflexivo e extrair de forma lúdica produtos que possam ser aplicados ao longo do segundo semestre letivo.

Cada equipe recebeu um desafio e um mapa personalizado contendo a indicação de estações de parada dentro do Campus Muzambinho. Nestas estações, receberam informações específicas sobre o funcionamento daquele espaço, uma peça de quebra-cabeças e também uma questão final para refletir - durante o percurso - sobre o assunto abordado.

Ao todo, a atividade contemplou quatro trilhas pelo Campus, as quais passaram pelos setores Ambulatório, Psicologia e Serviço Social, Moradia, Refeitório, SELCA, SOE, NAPNE, NEGES, NEABI, Agroindústria, Setor de Caprinocultura, SAE, CeCAES, Secretaria, CGIS, Tratamento de Água, Patrimônio, CEAM, Jardinagem e Paisagismo, NIPE/ELITE/CELIN, Prédio Pedagógico da Veterinária, COOPAM, Centro de Memórias e Laboratório do Café de Industrialização.

Ao término das trilhas, os grupos se reuniram no Ginásio Poliesportivo, local preparado para a última etapa da atividade pedagógica. Lá, montaram seus quebra-cabeças para descobrir sua respectiva temática, tal como "ambiência", “sustentabilidade”, “integração”, dentre outras, e deram início a discussões sobre situações-problema envolvendo tais temas, tendo como desafio propor possíveis soluções.

Os integrantes foram distribuídos em ilhas de concentração, onde tiveram oportunidade de refletir e propor soluções para dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar.

Em seguida, os grupos foram convidados a apresentar as propostas elaboradas para membros de outros grupos, através de um método conhecido como gallery walk. Desta forma, os membros de todas as equipes tiveram a oportunidade não apenas de apresentar seus próprios projetos, como também de conhecer as propostas dos demais grupos e debater sobre elas.

Espera-se que as quatro propostas elaboradas pelos grupos de técnicos administrativos possam ser analisadas e eventualmente aplicadas no contexto do Campus Muzambinho.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página