Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Setembro Surdo do Campus Muzambinho é marcado por palestras ministradas por pessoas surdas
Início do conteúdo da página

Setembro Surdo do Campus Muzambinho é marcado por palestras ministradas por pessoas surdas

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h57 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 14h17

No último dia 30 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho celebrou o Setembro Surdo com a realização do evento "Consciência Surda e Libras: Um olhar para o protagonismo e a representatividade". O evento aconteceu no auditório do prédio H, e contou com a participação dos palestrantes: Sueli Ramalho Segala, Rafael Carlos Lima da Silva, Benício Bruno da Silva, e foi o primeiro evento desta natureza realizado 100% em Libras.

O evento foi promovido pelo NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. De acordo com o Coordenador do Núcleo e Tradutor Intérprete de Libras do Campus, Juliano Gustavo Vieira Strabeli, os palestrantes puderam compartilhar suas experiências de vida e também acadêmicas com o público; segundo ele, “palestras tão significativas e substanciosas que nos fazem ainda refletir em nossas ações como educadores e comunidade institucional.”

A professora de Libras do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Josiane Figueiredo, revelou que, desde o momento de sua concepção, passando pelos convites e organização, o evento foi inteiramente pautado na acessibilidade e protagonismo das pessoas surdas. “Foi uma injeção de ânimo para que possamos seguir o nosso trabalho, valorizando a inclusão de pessoas surdas em nossa Instituição e promovendo ações para que essas pessoas de fato permaneçam e sintam-se verdadeiramente em um ambiente que promova ações acessíveis.” - Finalizou Josiane.

O estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Lucas Manalli Rodrigues, participou das palestras e ressaltou que o momento lhe proporcionou diversos aprendizados. “A palestrante Sueli (surda desde o nascimento) nos contou sobre suas experiências de vida, foi muito interessante, divertido e aprendemos bastante com ela”.

A palestrante Sueli Ramalho Segala é surda, bilíngue nativa de duas línguas (Libras e Português, especialista em Libras e Inclusão de pessoas Surdas nas áreas Educacionais e Empresariais, autodidata, Especialista em Língua de Sinais, além de professora e consultora em Inclusão e Libras e Co-autora de várias obras em língua de sinais. Ela compartilhou com os participantes diversas experiências vividas ao longo de sua vida e contextualizou diversos fatos sobre a comunidade surda.

De acordo com Sueli, um pontapé inicial foi dado para que as pessoas compreendam a importância da comunidade surda. “É muito importante a iniciativa que vocês tiveram quanto a realização deste evento, porque contextualiza a história da educação do surdo, mostra que existem surdos na sociedade e isso é muito importante.”

O evento contou ainda com a participação de diversas pessoas da região, entre elas, Giovana, aluna do Curso Técnico em Informática do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. A estudante disse que ficou impressionada com a qualidade das palestras e da ação como um todo, ela aproveitou para completar que ficou encantada com a beleza do Campus Muzambinho.

O Setembro Surdo - "Consciência Surda e Libras: Um olhar para o protagonismo e a representatividade" também foi transmitido ao vivo e pode ser acessado pelo LINK no Canal de YouTube do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Texto e fotos: ASCOM


NAPNE promove evento dedicado à comunidade surda

Com o objetivo de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade, setembro foi estipulado como o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira.

A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete ao passado durante a Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado e os surdos deram um novo significado aos acontecimentos, mostrando orgulho da sua identidade, sua história, língua e cultura. Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda há muito o que conquistar.

O Setembro azul nos lembra da luta para quebrar barreiras e buscar uma sociedade cada vez mais inclusiva para todos os surdos, respeitando também a diversidade que existe na surdez e que é expressa de múltiplas formas através dos surdos usuários de línguas de sinais, surdos oralizados e implantados.

Conheça as datas retratam alguns momentos da história de resistência da comunidade surda:
Dia 6/09 a 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880 conferência internacional sobre educação das pessoas surdas com maioria ouvinte. Foi defendida a superioridade da língua falada e proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.

Dia 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais - data criada pela ONU em comemoração criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países e que luta pelos direitos dos surdos.

Dia 26/09: Dia Nacional do Surdo. Dia de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil, em 1857. Nessa data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Dia 30/09: celebra o Dia do Tradutor Interprete – Dia dos tradutores interpretes de línguas orais e de sinais. A comunidade surda tem conquistado seu espaço na sociedade e participa nos mais diversos setores. Diante disso, surdo usuário da língua de sinais, se depara com a dificuldade de comunicação com quem não sabe língua de sinais e assim, ambos precisam da mediação do tradutor intérprete. O dia não é comemorado e importante somente para os profissionais da área. Ele abrange os surdos, as famílias, instituições, empresas e a sociedade em geral.

No IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o debate acerca desta temática será realizado através do evento "Consciência Surda e Libras: Um olhar para o protagonismo e a representatividade", que acontecerá no dia 30/09/2022, às 14horas, neste mesmo Campus. 

PARTICIPE:
https://forms.gle/qcSceVFPu3FNBigk7

 

napne setembro azul

Texto: Juliano Strabelli, Coordenador do NAPNE no Campus Muzambinho

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página