Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho promove ações diversas para celebrar a Semana do Servidor

Campus Muzambinho promove ações diversas para celebrar a Semana do Servidor

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h07 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 12h09

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a “Semana do Servidor - Servir: nosso compromisso”. As ações foram promovidas pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas e contou com a participação do Curso de Bacharelado em Educação Física, do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, dos docentes e da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando.

As ações tiveram o objetivo de promover a integração dos 99 servidores Técnicos Administrativos, os 123 docentes e os 99 colaboradores terceirizados do Campus Muzambinho. A Semana do Servidor de 2022 marca o retorno das atividades presenciais que envolvem momentos de confraternização entre os servidores. A semana marcou a festividade do Dia do Professor, 15 de outubro, e o Dia do Servidor, 28 de outubro.

A professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, mais conhecida como Cidinha, realizou a palestra de abertura com o tema: "Viver não dói". De acordo com a professora, “iniciativas como essa, proporcionam reflexões que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. O ser humano, se constrói, a partir das experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias. Nosso grande desafio para uma vida mais feliz está na possibilidade de compreensão das bases das nossas formas de raciocínio e elaboração dos argumentos. Só por meio da autopercepção nos é possível identificar a validade ou não destas matrizes e ressignificá-las. Viver dói, mas o autoconhecimento é ferramenta fundamental para lidar de forma construtiva com o que não podemos controlar.”

No dia 25 de outubro, os servidores participaram do “Aulão de Ginástica Laboral”. A estagiária do Curso de Bacharelado em Educação Física, Emily Brayane de Oliveira, responsável em realizar o aulão diz que “a ideia de reunir todos os setores, realmente foi excelente, acredito que essa interação deve ocorrer mais vezes. Essa aula me proporcionou tamanha alegria, que me deu a certeza que escolhi a profissão certa.”

A professora Januária Andréa Souza Rezende coordena o Labor Vip e é supervisora do estágio de promoção em saúde, ela contou como foi o aulão. “O aulão de ginástica laboral, que neste dia proporcionou atividades para compensar as atividades laborais utilizando dinâmicas, alongamentos, exercícios que trabalham a parceria, raciocínio, trabalho em equipe, e assim nós ajudamos a quem nos ajuda todos os dias, para fazer do IF o melhor lugar para se estar.” - concluiu a professora.

Na sequência, o Grupo de Estudos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - GEPICS, coordenado pela professora Lia Polegato, realizou a Auriculoterapia nos servidores.

Na quarta-feira, 26 de outubro, o Curso Técnico Subsequente em Enfermagem realizou a ação “Enfermagem até Você”. As atividades realizadas pelo Curso contaram com a orientação e participação dos professores: Milene Dias Ferreira Magri, Caroline Sales Martins, Fabrício dos Santos Ritá e Larissa Sales Martins Baquião. Os estudantes do curso aferiram a pressão dos servidores, oximetria de pulso, batimentos cardíacos, deram dicas sobre cuidados com a saúde e passaram nos setores realizando uma explicação sobre a “Promoção da valorização da saúde mental no trabalho”. Os alunos e professores entregaram um panfleto e realizaram uma dinâmica, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A programação foi encerrada no dia 27 de outubro, com duas atividades específicas. Com o apoio da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, o Refeitório serviu o “Café com os amigos” e, na sequência, os servidores participaram de uma recreação intitulada “Festival de Jogos”, no salão de jogos do SELCA - Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte do Campus Muzambinho.

Para a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, a servidora Andreia Mara Vieira, “Apesar da participação tímida dos servidores, o evento foi apreciado e encerrado com muita alegria na quinta-feira”.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM - professora Januária Andréa - servidora Andreia Montalvão - servidora Clélia Tardelli

registrado em: