Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho realiza a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Muzambinho com o tema “Olhar Diverso”

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 14h43 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 14h43

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com o tema “Olhar Diverso”. As ações foram realizadas com o objetivo de promover ações de incentivo à leitura, destacar a importância dos livros e das bibliotecas e proporcionar acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

A Semana foi preparada para atender o público interno e externo da Instituição, com ações na Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Sede do Campus e na Biblioteca situada no CeCAES - Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde.

As atividades contaram com a parceria dos Núcleos Institucionais: NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), NEGES (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade), NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas), CEAM (Centro de Estudos Ambientais) e do Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes do Campus, o SELCA, além de contribuição de professores de Línguas e Artes.

Durante a semana, aconteceram exposições de materiais e de livros, diversas atividades com temáticas desenvolvidas pelos Núcleos Institucionais, além de atividades interativas de incentivo à leitura propostas pelas Bibliotecas do Campus. Os temas das exposições e oficinas foram a Importância do Brincar, Literatura Africana e Indígena , Recursos de Leitura para Pessoas com Necessidades Específicas, Diversidade e Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com Clarissa Benassi, Bibliotecária Documentalista do Campus Muzambinho, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no Campus Muzambinho foi fundamental para que os participantes pudessem vivenciar diversas experiências culturais e inclusivas. “É a democratização da informação em forma de oficinas, ações de incentivo à leitura, exposições e rodas de conversa. Como profissional da área e uma das organizadoras do evento, acredito que estas ações que são realizadas, principalmente nesta semana, são de extrema relevância, pois trata-se de um momento que todos os olhares estão voltados para a biblioteca e, dessa forma, podem observar esse setor como um alicerce na educação formal e informal e compreender seu papel na construção do conhecimento.”

O estudante do Curso de Bacharelado em Educação Física, Júlio César Nadalete Nogueira, no ano de 2022, foi premiado pela Biblioteca Monteiro Lobato por ter sido o aluno que mais se dedicou na busca por livros. Ele participou da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Muzambinho. "Diante de várias descobertas do ser humano na progressão e adaptação com o mundo, acredito que a leitura foi a que mais proporcionou um maior volume de aprendizagem. A semana do livro não só despertou uma maior paixão pela leitura, assim como um maior interesse em sempre permanecer nessa caminhada de conhecimento.” - expôs o estudante.

Juliano Gustavo Vieira Strabeli, Tradutor Intérprete de Libras e Coordenador do NAPNE, ministrou a Oficina “Libras para o Cotidiano” durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Muzambinho. "O NAPNE pôde levar e divulgar, para além dos materiais usados nos atendimentos aos discentes, um pouco mais sobre as obras literárias escritas por autores com deficiência e com seus mais variados títulos. O uso adequado de nossa biblioteca, além de fortalecer a cultura de leitura e escrita, ensina o uso coletivo de bens públicos, no caso, os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a solidariedade e a cooperação".

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM, Lucas Granato, Clarissa Benassi