Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > "Pés no Chão" marcaram a semana de acolhimento e planejamento de 2023
Início do conteúdo da página

"Pés no Chão" marcaram a semana de acolhimento e planejamento de 2023

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 19h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 19h10

Nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho deu as boas-vindas aos seus docentes, colaboradores e técnicos administrativos. O evento de acolhimento e planejamento deste ano tem como tema os “Pés no chão”, e visa apresentar o planejamento institucional para 2023. As atividades deste primeiro dia objetivaram apresentar a realidade (em números) do Campus Muzambinho; discutir desafios emergentes para 2023; compreender os regramentos de conduta profissional; analisar como se encontra o aprimoramento do “eu-educador” e, por fim, refletir sobre o impacto e a relevância do Campus ao longo de seus 70 anos de história. 9Q6A9413

As atividades tiveram início por volta das 08h30, quando colaboradores, docentes e técnicos administrativos foram recepcionados no poliesportivo para um café da manhã, que foi seguido por uma atividade laboral e integradora. Em seguida, os presentes receberam as boas-vindas por parte da equipe de gestão, bem como do reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa. 

No período da tarde todos se dirigiram ao prédio pedagógico “H”, local em que os presentes foram recepcionados para uma série de experiências preparadas pelas equipes de ensino e gestão. Como não poderia deixar de ser, todos foram convidados a deixar de lado os seus calçados para vivenciar uma experiência “pés no chão”, como sugere o tema da semana de acolhimento e planejamento. 

9Q6A9564Os presentes foram divididos em grupos, e cada qual percorreu um circuito através de salas do prédio pedagógico “H”. Ali ouviram e experimentaram um pouco da realidade do campus, sempre orientados por um dos membros da equipe de recepção.

Foram abordados temas como (1)evasão, (2)a importância de trabalho conjunto e apoio mútuo, (3) cuidados com a limpeza e meio ambiente, (4) a importância de buscar conhecer um ao outro, (5) a ética no serviço público, (6) o respeito à diversidade e, por fim, uma imersão na própria história do campus Muzambinho ao longo de seus 70 anos. 

Nesta última experiência, os presentes mergulharam no passado, sendo apresentados a dois dos itens mais preciosos de nosso museu, sendo eles a tesoura que cortou a faixa de inauguração e também o próprio livro de ouro, item que recebe a assinatura de grandes nomes de nossa história. Em seguida, ouviram trechos históricos do dia de nossa inauguração, e foram convidados a refletir sobre seu próprio papel e importância dentro da história do Campus. Por fim, em ato simbólico, cada um dos presentes recebeu um pequeno bloquinho de madeira para acrescentar a uma estrutura que formava o logotipo dos Institutos Federais, de modo que compreendessem como são importantes na construção e manutenção dessa história. 9Q6A9549

Depois de um breve coffebreak, os presentes se dirigiram ao auditório do Prédio H, onde foram novamente recepcionados pelo Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, para o fechamento das atividades do dia. Naquele momento, foi aplicado um questionário digital acerca da sensação de bem-estar e pertencimento em relação ao Campus Muzambinho. Os resultados foram analisados em conjunto, e a equipe de gestão chamou a atenção para a importância em se conhecer aquela realidade para propor projetos e iniciativas que colaborem com o bem-estar da comunidade escolar. 

Em conversa com nossa redação, o Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, comentou que a semana pedagógica tem sido construída por várias mãos ao longo dos anos, pois isto estimula a reflexão coletiva acerca de nossa missão institucional, especialmente no que diz respeito à formação de nossos estudantes. 

O Diretor comentou também acerca do tema “pés no chão”,  salientando que a inspiração da equipe foi a de mostrar a todos qual é a realidade de nosso campus, bem como estimular a participação da comunidade na busca por resultados cada vez mais expressivos. 9Q6A9972

“Estamos apresentando aos nossos servidores e colaboradores um retrato do Campus Muzambinho através de experiências imersivas que abordam nossa história, e com isso esperamos incentivar iniciativas que colaborem com o desenvolvimento do Campus”.

O Diretor ressaltou também a importância da integração da equipe neste processo, e finalizou com suas expectativas para este ano de 2023. 

9Q6A9730“Quando falamos no desenvolvimento do nosso Campus, é importante falarmos também na integração da comunidade, pois todos nós somos co-responsáveis pelos resultados, e a projeção do futuro que cada um de nós deseja depende também do esforço próprio. Se estivermos engajados com essa responsabilidade, certamente colheremos, ao término de 2023, os resultados que desejamos” - Finalizou o Diretor.

A semana “Pés no Chão” de acolhimento e planejamento segue com atividades pelos próximos dias, e deverá ser finalizada quando da chegada dos estudantes para o início do semestre letivo. 

 Texto e Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página