Página inicial > Notícias > Integração da Educação Física tem música ao vivo e lançamento de livros

Integração da Educação Física tem música ao vivo e lançamento de livros

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 09h49 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 09h51

Na última semana os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação física promoveram uma atividade de integração e recepção dos alunos para o início do semestre letivo de 2023. O evento foi realizado na biblioteca da unidade CeCAES, que abriga os cursos de Educação Fìsica, e foi marcado por apresentação de música ao vivo e o lançamento de livros assinados por docentes da casa.

DSC 9700Um dos autores que participaram do lançamento foi o Professor Mateus Camargo, coordenador do curso de Licenciatura em Educação Fìsica. Seu livro, intitulado "Educação física sistemas emergentes para mundos impossíveis" foi escrito em parceria com outro docente dos cursos de Educação Física, o Professor Arnaldo Sifuentes.

"Esse livro é a expressão de um trabalho que foi desenvolvimento aqui no instituto durante a pandemia. Foi um curso de extensão que nós promovemos com vários parceiros no Brasil, e aproveitamos a oportunidade dessa semana de  recepção para divulgar para nossos alunos de modo que acessem esses saberes, que percebam que produzir conhecimentos e lançar livros é algo que faz parte do processo formativo. Assim,  estamos conciliando a festa da recepção com divulgação científica, e ao mesmo tempo demarcando nosso instituto como um espaço de conhecimento".

No evento, também compareceram os autores Marcos SO, docente deste campus e um dos autores do Livro "Lutas na Educação Física Escolar" e do autor Carlos Molina, que assina a obra "Surto e epidemia: discursos de autoridades na mídia brasileira”.

DSC 9676Para a Biblitocária Clarissa Benassi, eventos de lançamento e integração como este, realizado dentro do espaço da biblioteca, são de grande importância para a propagação da ciência e do incentivo à leitura.

"As bibliotecas desenvolvem um importante papel na sociedade, e este papel que vai além do incentivo à leitura e pesquisa. Elas (as bibliotecas) são responsáveis também pelo resgate dos valores históricos e culturais de uma sociedade. A recepção cultural científica é uma grande oportunidade de divulgar as ações e serviços oferecidos pelo setor, podendo, dessa forma, ampliar a visão da comunidade acadêmica sobre o seu papel como disseminadora da cultura. Este momento em que recepcionamos os novos estudantes do curso de Educação Física na biblioteca do Cecaes, e ainda com o lançamento de livros de nossos docentes, além de um excelente repertório musical, contribui imensamente para a disseminação do espaço da biblioteca como centro dinâmico de informação, ambiente de convivência e acesso a novos conhecimentos" - finalizou a coordenadora.

Todos os três títulos lançados no evento tiveram exemplares doados para a biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e serão disponibilizados para empréstimo para a comunidade.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

registrado em: