Página inicial > Notícias > Participantes do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional fazem balanço das atividades realizadas durante o intercâmbio

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 08h22 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 09h57

WhatsApp Image 2023 03 15 at 21.24.12

Nesta quarta-feira (15/03), a Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS recebeu no prédio da Reitoria, em Pouso Alegre, treze estudantes dos Campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, que participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica ano passado, na Colômbia. Na oportunidade, os alunos descreveram as atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas durante o período de intercâmbio, compartilharam experiências culturais e sociais vivenciadas no país latino e apresentaram os projetos que irão realizar no IFSULDEMINAS, com base no conteúdo que aprenderam e nas ações que executaram na Colômbia. As apresentações foram acompanhadas pela equipe da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais, pelos pró-reitores de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.

Relato estudantilIMG 20230315 WA0020

Um dos primeiros a apresentar um balanço sobre as experiências do intercâmbio foi Ramon Marques, licenciando em Ciências Biológicas do Campus Muzambinho. Ele destacou as atividades realizadas, na Universidade de Utadeo, em prol da sustentabilidade e da pesquisa. “Apesar de ter feito intercâmbio na cidade de Bogotá, tive a oportunidade de conhecer uma outra unidade da universidade, que fica na praia e é especializada em Ciências Marinhas. Passei uma semana lá, acompanhei as atividades técnicas que envolvem a coleta e quantificação do microplástico presente no mar e na areia das praias. Foi muito interessante conhecer os bastidores desse tipo de pesquisa, que envolve um trabalho minucioso e muito importante”.

IMG 20230315 WA0015
Já Thainara Gonçalves, licencianda em Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes, contou que já tem definido o projeto que irá desenvolver no IFSULDEMINAS, após a mobilidade estudantil. “Enquanto estava em intercâmbio, fui convidada para participar do grupo de estudos em Agroecologia, recém-criado na Utadeo. Na época, foram apresentados e discutidos diversos projetos e os membros buscavam apoio de mais professores e também de orçamento para executar as ações. Agora que voltei para o IFSULDEMINAS, minha intenção é criar um evento ou um intercâmbio de experiências e de troca de informações entre esse grupo da Utadeo com os diversos grupos de estudo do Campus Inconfidentes, uma vez que já estão bem estruturados e podem contribuir para a formação do grupo colombiano”.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 15/03/2023