Página inicial > Notícias > Ações diversas marcam a Semana Mundial da Água no Campus

Ações diversas marcam a Semana Mundial da Água no Campus

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 13h29 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 13h40

DSC 0008O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou, entre os dias 21 e 23 de março, a Semana Mundial da Água. A ação aconteceu em conjunto com o 1º Seminário Interdisciplinar de Recursos Hídricos - Água, Clima e Natureza. O evento contou com a realização e apoio do Projeto IF Refloresta, CNPq - Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais IFSULDEMINAS e o CEAM - Centro de Estudos Ambientais e as coordenadorias dos cursos de Engenharia Agronômica, Técnico em Agropecuária e Técnico em Meio Ambiente.

O evento foi realizado em diversos espaços do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. As palestras, por exemplo, aconteceram no Auditório do Prédio H e no Auditório do Prédio Pedagógico da Engenharia Agronômica; Os participantes também visitaram a área de captação de água, o sistema de tratamento de água do Campus e inauguraram o Jardim dos Beija-flores.

O servidor Rubens Marcelo Castro, coordenador do CEAM, explicou que o evento é uma ação de extrema importância para que as pessoas se atentem para a relevância da água. “As espécies de qualquer grupo, seja vegetal, animal, qualquer tipo de microrganismo depende das águas e é muito importante que a gente se preocupe em conservar a qualidade dessas águas para gerações futuras.” - contou Rubens.

Racine Tadeu Araújo Prado, ministrou a palestra “Uso Racional e inteligente dos Recursos Hídricos” na abertura do evento. O palestrante é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente, Racine é professor Associado III da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. De acordo com o professor, a divulgação e debates sobre o uso da água são fundamentais para a preservação. “Não pode usar de qualquer jeito, porque qualquer uso que a gente faça da água, como por exemplo, lavar as mãos, já modifica a qualidade da água, agora imagine utilizar para despejar esgoto [...] isso compromete a qualidade da água que compromete a própria vida no planeta.”

A Coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica, professora Luciana Maria Vieira Lopes explicou a importância do evento. “Para nós, além de fazer uma alusão ao dia mundial da água, a semana mundial da água conscientiza a respeito da importância da água na nossa sociedade, no nosso dia a dia. [...] No caso do curso de Engenharia Agronômica, trazer aos estudantes a consciência da nossa responsabilização como técnico. Como técnicos, vamos ser responsáveis pelo manejo dessa água.”

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: