Página inicial > Notícias > Seja Doutor do seu Cafezal, Dia de Campo realizado pelo GECAF, abordou a Sustentabilidade na Produção Cafeeira

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 10h08 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 10h22

9Q6A5365Na manhã de sábado, 29 de abril, o Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou o Dia de Campo intitulado “Seja Doutor do seu Cafezal - Sustentabilidade na Produção Cafeeira”. A ação foi desenvolvida pelos estudantes que integram o GECAF e contou com o apoio da Soma Jr, empresa júnior de Assistência Técnica e Gerencial.

O evento recebeu aproximadamente 216 produtores rurais da região, e foi dividido em cinco estações: Estação 01: Prevenção de Acidentes e Doenças na Colheita Semi Mecanizada e Manual do Café; Estação 02: Análise de Solos e Folhas em Lavouras de Café em Produção; Estação 03: Produção de Mudas; Estação 04: Cuidados na Colheita e Pós Colheita do Café; Estação 05: Terreiro com exposição dos Grupos de Estudos, Cursos e parceiros do Campus Muzambinho. Os participantes do Dia de Campo passaram por todas as Estações.

A decisão das temáticas das estações, a publicidade do evento, o contato com empresas parceiras e com produtores, além do contato com diversos setores do Campus Muzambinho para organizar a logística do evento são realizados pelos próprios estudantes. Os alunos que estão à frente da organização desenvolvem habilidades ligadas à comunicação, gestão de pessoas e expandem sua rede de relacionamentos. O Coordenador Presidente do GECAF, o estudante Luiz Fernando Ferreira, explicou que “os estudos sistemáticos sobre a Cafeicultura, para a elaboração das estações da dinâmica de campo do evento, agregam na formação acadêmica dos estudantes que integram o GECAF”.

Na abertura do evento, o professor José Marcos Angélico de Mendonça, orientador do GECAF, enalteceu a participação dos estudantes envolvidos, além de explicar como funcionaria a dinâmica nas estações e dividir os presentes em grupos para o início das atividades. José Marcos também frisou a importância da participação da comunidade externa e dos parceiros, privados e públicos, no “Seja Doutor do seu Cafezal”.

A Direção Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi representada pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que destacou a excelência do corpo discente que se envolveu na produção do evento. De acordo com ela, estes estudantes são referência dentro da Instituição e só se ouve elogios sobre os mesmos. “Todos os meninos que estão diretamente envolvidos na organização do evento são comprometidos. Estão sempre fazendo alguma coisa ou discutindo novas ideias, sempre com seriedade, sempre em um nível que a gente espera. São reconhecidos dentro da instituição pelo trabalho e a postura de excelência. É assim que a gente vê vocês todos.” - enfatizou a Diretora.

O Coordenador Presidente do GECAF comentou que o evento oportunizou interações entre produtores, empresas e alunos e que o ambiente era favorável para troca de informações e conhecimentos. “As apresentações na dinâmica de campo foram seguras e muito bem conduzidas, direcionando a importância da sustentabilidade na produção cafeeira”.

A professora Elisângela Silva, Pró-Reitora de Extensão, participou do evento representando o professor Cléber Ávila Barbosa, Reitor do IFSULDEMINAS. Ela comentou a importância de eventos como o Dia de Campo, pois são uma oportunidade para que os produtores rurais possam tomar conhecimento de diversos assuntos ministrados pelos próprios estudantes do Campus Muzambinho. “A união dos produtores, professores e alunos é que faz a diferença, que realmente faz o conhecimento expandir. O conhecimento crescer entre teoria e a prática é o momento mais bonito da educação”.

O estudante Luiz Fernando Ferreira falou sobre o sentimento de gratidão a todos os envolvidos direta ou indiretamente com o Dia de Campo Seja Doutor do seu Cafezal. “Para que esse evento aconteça, é preciso colaboração de muita gente. Então muito obrigado a todos vocês pelo empenho. Parabéns! Isso aqui é resultado do nosso trabalho. Que no final desse evento vocês, assim como eu, possam se sentir satisfeitos pelo trabalho que fizemos aqui``. - completou o Coordenador Presidente.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e GECAF