Página inicial > Notícias > Semana do Curso Técnico em Agropecuária é realizada com mais de 50 atividades

Semana do Curso Técnico em Agropecuária é realizada com mais de 50 atividades

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 13h41 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 13h41

9Q6A6009

Entre os dias 17 e 19 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a Semana do Curso Técnico em Agropecuária. Em 2023, a Semana do Curso apresentou uma abordagem diferente. As atividades foram focadas nos estudantes dos 3º anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do 3º módulo do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária. No total, 52 atividades foram ofertadas.

O Coordenador dos Cursos Técnicos em Agropecuária - Integrado ao Ensino Médio e Subsequente - professor Marcelo Simão da Rosa, comentou sobre as atividades do evento. “A abertura foi com a fala do assessor, egresso desta instituição, do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, uma fala do SICOOB sobre as oportunidades para pessoas físicas e produtores rurais e uma palestra do Instituto Mineiro de Agropecuária, apresentada por egressos do Técnico em Agropecuária do Campus. No período da tarde do dia 17, até o período da tarde do dia 19 de maio, aconteceram os minicursos teórico-práticos, oportunizando aos estudantes identificarem e participarem de 5 minicursos”.

Karoline Lopes Silva, estudante do 3º Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, natural de Manaus - Amazonas, reside durante o ano letivo na Moradia Estudantil do Campus e parte de sua família está em Santo Antônio da Alegria - São Paulo. Ela falou que, até o momento, o minicurso de “Casqueamento de Bovinos” foi o que mais chamou a sua atenção. "Trata-se de uma área na qual tenho grande interesse e na qual pretendo me especializar futuramente. Além disso, me permitiu um contato mais direto e o primeiro manuseio das práticas, teorias e ferramentas relacionadas a essa atividade”.

“Acredito que a Semana da Agropecuária nos proporciona, como futuros profissionais e cidadãos, um maior contato com procedimentos e atividades realizadas no setor agropecuário, nos mostrando que podemos atuar em diversos âmbitos de nossa formação. Auxilia também na melhoria do relacionamento interpessoal e na comunicação profissional” - destacou a estudante.

O grande objetivo desta semana é "capacitar estudantes dos últimos períodos do Curso Técnico em Agropecuária através de minicursos, visando à qualificação profissional em atendimento de suas responsabilidades técnicas, conforme apresentadas pelos Decreto 90.922/1985 e Decreto 4.560/2002. O lema principal é resgatar a tradição da formação deste profissional ‘aprender a fazer e fazer para aprender’, com isto, possibilitando melhor cumprimento da Missão do IFSULDEMINAS: ‘Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais’" - enfatizou o professor Marcelo.

Ericson Macedo Freire é egresso do Curso Técnico em Agropecuária da turma de 2005 e, atualmente, trabalha no IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária como Fiscal Assistente Agropecuário - Técnico em Agropecuária. Ele participou da abertura do evento e abordou principalmente a valorização dos profissionais formados em Agropecuária e as possibilidades do mercado de trabalho para os recém formados. “Hoje, em nosso dia a dia, realizando a Defesa Agropecuária no estado de Minas Gerais, vemos o quanto falta profissionais capazes e bons administradores, tanto no campo, quanto no comércio de insumos voltados ao agronegócio. Buscamos de uma maneira mais direta nos aproximar dos alunos, passando um pouco de nossas experiências e as atividades que desempenhamos diariamente no campo” - explicou Ericson.

O egresso comentou que voltar ao Campus Muzambinho “é como visitar a casa de nossos pais. Aqui crescemos como profissionais e como pessoas, nos espelhando principalmente na atitude dos nossos professores”.

O professor Marcelo explicou que a divisão da Semana do Curso Técnico em Agropecuária se deu com o objetivo de atender às necessidades profissionais e à faixa etária dos estudantes. Em agosto, será realizada a Semana do Curso Técnico em Agropecuária focada nos estudantes dos segundos anos do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do segundo módulo do Técnico em Agropecuária Subsequente. Em outubro, será a vez dos estudantes dos primeiros anos e Módulo 1.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: