Página inicial > Notícias > NEGES promove palestra intitulada “E agora? Um bate-papo sobre inclusão, assédios e preconceitos”

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 08h56 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 08h56

14.33.10 minNa última sexta-feira, 26 de maio, o NEGES (Núcleo de Estudos em Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu uma palestra intitulada “E agora? Um bate-papo sobre inclusão, assédios e preconceitos”, ministrada pela Fada Jojo, interpretada por Joe Veloso. O evento foi realizado no auditório do Prédio H e contou com a participação de estudantes, colaboradores, técnicos e docentes do IFSULDEMINAS e parte da equipe de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho.

O NEGES, recém instituído no Campus Muzambinho, promoveu a sua primeira ação, uma palestra que teve como objetivo trabalhar a temática das relações de gênero, educação e sexualidade, visando contribuir para a superação das desigualdades, discriminações e preconceitos, por meio da valorização da diferença. A ação contou com o apoio da vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, professora Georgia Mode Magalhães.

Túlio Trevisan - psicólogo e coordenador do NEGES, explica que “o Campus Muzambinho e a cidade como um todo se beneficiam da difusão desse conhecimento, pois a educação para as diferenças é fundamental para erradicar as diversas formas de discriminações que persistem em nossa sociedade”.

O Coordenador do NEGES conta que a primeira ação do Núcleo foi a mais acertada. “A Jojo, além da sua representatividade, trouxe um conteúdo amplo e muito rico para nós sobre os principais conceitos dos estudos de gênero e sexualidade, mas transmitidos de uma forma leve e descontraída. Ela nos deixou indicações de obras e principalmente, nos inspirou a continuar estudando, que é um dos objetivos do NEGES. A receptividade do público ao evento também nos deixou muito motivados a promover mais ações como essa”.

O estudante Samuel Ferreira Pereira, cursa o 8º Período de Bacharelado em Educação Física e participou da palestra ofertada pelo NEGES. De acordo com ele, a palestra apresentou termos importantes sobre gênero, sexualidade e sociologia. “As explicações sobre a sigla da comunidade LGBTQIAPN+ foram muito importantes, já que não é de conhecimento da população em geral” - evidenciou o estudante.

O jovem acrescentou que “eventos como esse são importantes para colocarem em pauta assuntos necessários, causando debates dentro e fora de sala de aula. Ouvir alguém que entende do assunto tão bem, facilita o processo de espalhar essa informação para outras pessoas, conhecimento nunca é demais”.

A palestrante Fada Jojo disse que foi bom presenciar o “nascimento” do NEGES e fazer parte da primeira atividade do Núcleo. “Por acreditar em uma educação libertadora, acredito que um grupo como o NEGES é de extrema importância e trará grandes avanços para o Instituto. O Campus Muzambinho já é conhecido por seus cursos voltados para as ciências agrárias e pela qualidade do ensino ali presente, espero que, com o NEGES, o Campus cresça também no quesito inclusão e combate ao preconceito! Estou extremamente grata a todos que estiveram presentes durante o nosso encontro e conto com a força de cada um que estava ali para promover uma sociedade mais leve e inclusiva”.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e cedidas pelo servidor Túlio Trevisan