Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nova diretoria do Centro Acadêmico Vital Brazil toma posse
Início do conteúdo da página

Nova diretoria do Centro Acadêmico Vital Brazil toma posse

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 07h33 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 07h33

DSC 0128 1Na noite de 30 de maio, aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria do Centro Acadêmico Vital Brazil do Curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento foi realizado no auditório do Prédio H e contou com a participação dos graduandos do curso, professores, Gestão do Campus e Cafeteria Escola.

O estudante Mário Gabriel de Souza Tomaz foi responsável por conduzir a cerimônia e, em sua fala, agradeceu aos presentes e destacou a atuação da comissão eleitoral, bem como ressaltou a importância de um processo democrático e transparente como aquele que levou à eleição da nova diretoria do Centro Acadêmico Vital Brazil, a chapa eleita foi a “Jaqueline Goes de Jesus”.

O Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, participou da cerimônia e parabenizou a chapa eleita e falou da importância de cursos de licenciatura, e que o CA é fundamental para que a instituição tenha um feedback do que pensam os estudantes, de modo a buscar democraticamente os melhores meios para o engrandecimento do curso.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos, enalteceu a representação acadêmica, e chamou a atenção de todos para a importância de se ter um auditório com tantos estudantes buscando se fazer representar no âmbito de um curso superior. Ela finalizou sua fala desejando sucesso à direção do Centro Acadêmico e colocou a coordenação à disposição dos estudantes, manifestando ainda o seu desejo de ver o curso crescer e se desenvolver cada vez mais a partir desta representatividade observada.

A professora Helena Alves Soares Chini, vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas, ressaltou a importância da união entre os estudantes e disse que a participação no centro acadêmico certamente complementará sua formação e o engrandecimento de sua missão pós-formatura. Por fim, trouxe uma mensagem do representante do CRBIO-4 (Conselho Regional de Biologia - 4ª Região), colocando o conselho à disposição do Centro Acadêmico.

A estudante eleita como presidente do Centro Acadêmico, Sabrina Silvestre, nesta nova gestão agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento de posse, e prosseguiu ressaltando a importância do trabalho do Centro Acadêmico e sua expectativa de condução dos trabalhos através de uma gestão transparente, participativa e comprometida com os interesses dos estudantes, estando confiante de fazer diferença no curso e promover um ambiente acadêmico mais enriquecedor.

Após a finalização de posse do CA, o evento prosseguiu com o momento de fala de Gabriel Martins Moraes, vice-presidente eleito, que subiu ao palco para contar aos presentes sobre a vida e história daquele que deu nome ao Centro Acadêmico, o médico Vital Brazil. O discente seguiu sua fala mencionando Jaqueline Goes de Jesus, cientista que liderou uma equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2), destacando o impacto da pesquisadora para o cenário científico global. Segundo ele, esses dois exemplos mostram a importância da ciência e de que eles são exemplos para promover a igualdade e valorização da ciência em nossa comunidade acadêmica, inovação, transformação e busca incansável pelo conhecimento.

Em seguida, foi a vez da aluna Carla Lopes Assunção, 2ª coordenadora de cultura esporte e eventos, se dirigir aos presentes. Ela usou a palavra para destacar a importância do professor na ministração dos valores acadêmicos, éticos, sociais e morais. Mais do que nunca, segundo ela, é importante reconhecer e valorizar esses profissionais por seu comprometimento e esforço diário.

Para incrementar este momento, os alunos Tiago Dias Souza Moraes e Maria Helena Santos da Silva, também recém-empossados, realizaram uma apresentação musical ilustrada por mensagens em homenagens aos professores, que foi seguida por uma apresentação solo de saxofone da aluna Mariana de Fátima da Silva.

Na sequência, os professores receberam mensagens em envelopes individuais e também pequenas suculentas em sua homenagem, e todos seguiram para um Coffee Break, o qual contou com a cafeteria escola, gerenciada pelo Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF.

O evento contou com uma palestra ministrada pela Professora Daniela Ferreira Cardoso intitulada “Ensino de Biologia e a Educação Humanizadora: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas emancipatórias”.

Ao final da cerimônia, alguns discentes do curso de Ciências Biológicas deram seu depoimento sobre o evento. De acordo com Gabriela Ramalho da Silva, “o evento de posse do Centro Acadêmico da chapa Jaqueline Goes de Jesus, foi um dos momentos mais emocionantes que tive o prazer de acompanhar como estudante no IFSULDEMINAS. A organização do evento foi notável em cada detalhe e não pude deixar de me emocionar com a homenagem aos professores. Um dia marcante que nunca me esquecerei.”

Já o aluno Guilherme Cândido contou que a “posse foi maravilhosa, fiquei tão feliz em ver a Biologia em peso! A homenagem para os professores foi emocionante, a alegria deles nos emocionaram e o cafezinho do coffee break foi tudo de bom! A Dani [professora Daniela Ferreira Cardoso] encerrando com a palestra fechou com chave de ouro".

Conheça os integrante da nova diretoria do Centro Acadêmico:

Sabrina Silvestre - Presidente do Centro Acadêmico Vital Brazil
Gabriel Martins Moraes - Vice-presidente do Centro Acadêmico Vital Brazil
Geovana Matos Carneiro - Tesoureira
Katlyn Gomez Lopes - 1º Secretária
Ana Carolina Aparecida de Oliveira - 2º Secretária
Gladys Maria Marques Carrion - 1º Coordenadora de Comunicação, Política e Assistência Estudantil
Luma Isadora Nascimento Conti - 2º Coordenadora de Comunicação, Política e Assistência Estudantil
Luiza Rodrigues Piva - 3º Coordenadora de Comunicação, Política e Assistência Estudantil
Tiago Dias Souza Morais - 1ª Coordenador de Cultura, Esporte e Eventos
Carla Lopes Assunção - 2ª Coordenadora de Cultura, Esporte e Eventos
Lucas Eduardo da Silva Valério - 3ª Coordenador de Cultura, Esporte e Eventos
Danielle Valeriano - 1º Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão
Renan Leandro Matos de Castro - 2º Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão
Talyta Messias Rodrigues - 3ª Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página